QUESTÃO 1

Estratégias nutricionais adequadas para as diversas condições da doença hepática, seja aguda ou crônica, são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir as complicações. Diante disso, é fundamental compreender as recomendações e a conduta nutricional adequada aos diferentes cenários da doença, ajustando a oferta de macro e micronutrientes, sempre em colaboração com a equipe interdisciplinar.

 

Fonte: FRIDRICH, T. F. P. Nutrição Hospitalar. Florianópolis- SC: Arqué, 2024.

 

Considerando a conduta nutricional em pacientes com doença hepática, analise as afirmativas a seguir:

 

 

 

  1. Pacientes com doença hepática aguda devem receber uma dieta semelhante à utilizada em pacientes críticos, com ajustes na demanda energética de acordo com o quadro do paciente.

 

 

  1. Na doença hepática crônica, as necessidades proteicas são de até 1,2g/kg de peso seco para pacientes compensados e não desnutridos, enquanto pacientes desnutridos ou sarcopênicos recomenda-se até 1,5g/kg de proteína.

 

 

 

III. A composição da dieta para pacientes com esteatose não alcoólica deve incluir carboidratos complexos e gorduras saturadas, priorizando a redução do peso corporal em 7 a 10%.

 

 

  1. O controle do índice glicêmico na dieta é importante para pacientes com esteatose não alcoólica, pois pode ajudar não apenas no controle da glicemia, mas também a lipogênese e a necrose do tecido.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1 – I e II, apenas.

Alternativa 2 – I e III, apenas.

Alternativa 3 – II e IV, apenas.

Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.

Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.