Etapa 2 – Interpretação e Reflexão Escrita (Síntese de ideias em forma de texto).
Responda às questões norteadoras (em forma de texto) com base nas leituras sugeridas e em seus conhecimentos. Seu texto deve conter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas e ser desenvolvido no TEMPLATE disponível no Material da Disciplina.
A. Qual a relação entre a Lei 10.639/2003 e a promoção de uma educação antirracista?
B. Por que é necessário desenvolver ações pedagógicas específicas para valorizar a cultura afro-brasileira e africana no contexto escolar?
C. Quais estratégias práticas podem ser usadas em sala de aula para combater estereótipos racistas e promover o pertencimento racial?
D. Você conhece autores(as), artistas ou intelectuais negros(as) que poderiam ser trabalhados(as) em projetos escolares? Cite ao menos dois e justifique a escolha.

​Etapa 3 – Atividade de Aplicação Pedagógica:
Elabore uma sequência didática de 2 a 3 aulas para uma turma do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) ou médio sobre um tema relacionado à cultura afro-brasileira (ex: religiões de matriz africana, culinária, literatura negra, movimentos sociais negros, etc.). A definição do tema precisa ser coerente com a turma escolhida. Sua sequência didática deve conter:

1. Tema Geral:
Escolha um tema claro e relevante.
Exemplo: A presença africana na formação do Brasil ou Educação antirracista nas escolas.

2. Objetivos de Aprendizagem (Geral e específico):
Defina o que os alunos devem aprender ou desenvolver.
Exemplo: Identificar contribuições culturais, sociais e políticas dos povos africanos.
Analisar os impactos do racismo estrutural na educação brasileira.
Desenvolver práticas pedagógicas antirracistas.

3. Justificativa:
Explique por que esse tema é importante para a formação dos estudantes.
Exemplo: Discutir a história da África e a valorização da cultura afro-brasileira permite combater estereótipos, reconhecer a diversidade e promover a cidadania plena.

4. Etapas da Sequência:
Apresente as etapas da sua sequência, confira os exemplos a seguir:

Etapa 1 – Levantamento de Saberes Prévios (hipóteses dos estudantes)
Atividade: Roda de conversa, mural de ideias, nuvem de palavras.
Objetivo: Identificar o que os alunos já sabem e pensam sobre o tema.

Etapa 2 – Exploração de Fontes e Informações
Atividades: Leitura e interpretação de textos, imagens, mapas ou vídeos.
Discussão de documentos históricos ou produções culturais africanas e afro-brasileiras.
Objetivo: Aprofundar o conhecimento histórico e sociocultural com base em fontes confiáveis.

Etapa 3 – Análise Crítica
Atividades: Debate guiado com perguntas provocadoras.
Estudo de caso (ex: como o racismo afeta o cotidiano escolar).
Objetivo: Desenvolver o pensamento crítico e a argumentação.

Etapa 4 – Produção
Atividades: Criação de um cartaz, podcast, seminário, projeto interdisciplinar, plano de aula antirracista etc.
Objetivo: Sistematizar o conhecimento e propor ações transformadoras.

5. Avaliação:
Apresente como os alunos serão avaliados.
Exemplo: Participação nos debates.
Produções realizadas.
Capacidade de relacionar teoria e prática.
Postura crítica e respeitosa.

6. Recursos e Referências bibliográficas:
Informe quais ferramentas seriam utilizadas, bem como quais materiais seriam consultados.
Exemplo de ferramentas: Canva, Google Docs, Padlet, etc.​
Materiais utilizados: Textos acadêmicos, imagens, vídeos (como “A África que os livros não contam”), sites confiáveis (como Fundação Palmares, IPEAFRO, etc.).


Orientações gerais:
– Para desenvolver esta atividade, você deverá utilizar o TEMPLATE que está disponível na pasta “Material da Disciplina”.
– Assista o tutorial explicativo disponível na Sala do Café.
– Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim, observe as Normas da ABNT. Todos os materiais utilizados na elaboração do MAPA devem ser devidamente referenciados.
– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão selecionar arquivo.
– Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do “Fale com o mediador”.

Bom trabalho!
 

 

Etapa 2 - Interpretação e Reflexão Escrita (Síntese de ideias em forma de texto).

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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