QUESTÃO 9
Foi a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de nº 5.692 (BRASIL, 1971a, on-line) que a disciplina Educação Física na escola como atividade física ganhou força, por meio da legalização que a tornou obrigatória nos currículos escolares. Inicialmente, com a necessidade de ter os jovens preparados para as demandas socioculturais e, principalmente econômicas, os objetivos da disciplina organizaram-se em torno da prática de atividades físicas para desenvolver alunos mais rápidos, fortes, hábeis e preparados à força de trabalho.

 

Fonte: LDB. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: Fev. 2024.

Sobre a concepção da Educação Física na escola como apenas atividade física, assinale a única alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – Esse modelo de pensamento está preconizado no paradigma industrial, tendo como dimensões normativas a racionalidade e a tecnicidade.
Alternativa 2 – Tendo essas dimensões como orientadoras, a escola e a Educação Física Escolar deviam preconizar a formação para a cidadania crítica.
Alternativa 3 – As avaliações eram feitas por reflexões e análises e não pela eficácia.
Alternativa 4 – O objeto de referência era o desenvolvimento de senso crítico e autenticidade.
Alternativa 5 – Nessa concepção, a educação física não visava o desenvolvimento físico.

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