Função main: use um laço de repetição (do-while ou while) e uma estrutura de seleção (switch-case ou if-else) para exibir o menu e chamar a função correspondente à opção do usuário.
Função cadastrarLivros: use um laço for para percorrer o vetor de structs. Dentro do laço, use printf e scanf para solicitar e ler os dados de cada livro. Lembre-se de usar fflush(stdin) após cada scanf para limpar o buffer do teclado.
Função imprimirLivros: percorra o vetor com um laço for e use printf para exibir os dados de cada livro.
Função pesquisarLivro: solicite ao usuário o código do livro a ser pesquisado. Percorra o vetor com um laço while. Se o código for encontrado, exiba as informações do livro. Se não, mostre uma mensagem de “não encontrado”.
Função ordenarLivros: implemente o método de ordenação da bolha (BubbleSort) para ordenar os livros por ano de publicação, usando laços for aninhados e uma variável temporária para a troca.
Documente o código: Adicione comentários (// ou /* */) em todas as partes importantes: o que cada função faz, o que cada variável armazena e por que certas decisões de lógica foram tomadas.
Etapa 3: Validação e Gravação
Compile e teste: compile seu programa e teste todas as funcionalidades, certificando-se de que não há erros de sintaxe e que o comportamento é o esperado.
Gravação do vídeo: grave um vídeo de até 5 minutos seguindo este roteiro:
– Introdução: apresente-se e explique o objetivo do projeto.
– Visão Geral do Código: mostre a estrutura principal do seu programa, destacando a struct, a constante e as funções que você criou.
– Demonstração das Funcionalidades: compile e execute o programa. Demonstre cada opção do menu (cadastrar, imprimir, pesquisar, ordenar) e explique o que acontece por trás da tela em cada etapa.
– Discussão das Boas Práticas: escolha um trecho de código (por exemplo, a função de ordenação ou de pesquisa) e comente a importância da documentação e da modularização. Explique como o uso de funções torna o código mais claro, fácil de manter e reutilizável.
– Conclusão: finalize o vídeo com suas considerações sobre o aprendizado na atividade e os desafios superados.
Postagem: poste o vídeo no YouTube no formato NÃO-LISTADO, ou seja, liberado apenas para quem tiver acesso ao link.
O que você entregará?
Para esta atividade, você deverá baixar o Template (formulário padrão) da atividade MAPA, disponibilizado no ambiente da disciplina em “ARQUIVOS > Material da Disciplina”. Você deverá desenvolver o código atendendo aos requisitos das Etapas 1 e 2 mencionados no enunciado. Também deverá colocar o link do vídeo ao final do template. O vídeo deverá atender os requisitos da etapa 3 e deve ter até 5 minutos. Após responder, você deverá salvar o Template (de preferência em PDF) e anexar no campo disponível na atividade. Clicando em “Responder”, confira se o arquivo que está anexando é exatamente o arquivo correto, depois clique em “Finalizar” para enviar. Por fim, verifique se o arquivo aparece anexado na atividade.
IMPORTANTE:
- Um vídeo explicativo da atividade MAPA está disponível para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. Você poderá acessar em Fórum Informativo intitulado “VÍDEOS EXPLICATIVOS DA ATIVIDADES MAPA e AE1” ou em “ARQUIVOS > Material da Disciplina”.
- A atividade MAPA deve ser realizada no Template (Formulário Padrão), salva em PDF e enviada no ambiente da atividade.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
