QUESTÃO 10
“Gêneros Discursivos e Comunicação Verbal”

Na noção de gênero discursivo proposta por Bakhtin (1999), a linguagem é um fenômeno social, histórico e ideológico. Nesse sentido, o autor define os gêneros do discurso como formas estáveis de enunciados elaborados de acordo com as condições específicas de cada campo da comunicação verbal. Essa definição remete à situação sócio-histórica de interação que envolve o tempo, o espaço, os participantes, a finalidade discursiva e o suporte midiológico. Assim, cada esfera produz seus próprios gêneros.

Todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem. Compreende-se perfeitamente que o caráter e as formas desse uso sejam tão multiformes quanto os campos da atividade humana, o que, é claro, não contradiz a unidade nacional de uma língua. O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana (BAKTHIN, 2003, p. 261).

Segundo o autor, o discurso existe em forma de enunciados, considerados unidades concretas e reais de comunicação discursiva. Comunicação, na sua concepção, não se restringe a “processos ativos de discurso do falante e de respectivos processos passivos de recepção e compreensão do discurso no ouvinte” (idem, p. 271), na verdade, o interlocutor assume diante do enunciado uma ação responsiva: ao compreender o significado do discurso concorda ou discorda, completa-o etc. Essa resposta pode ser dada por enunciados, ações ou até pelo próprio silêncio.

Fonte: SALETE, M. Gênero Resumo: numa perspectiva bakhtiniana. In: VI CELSUL, 2004, Florianópolis. Resumo: uma perspectiva bakhtiniana. Florianópolis: EDUFSC, 2004.

Levando em consideração as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Segundo os pressupostos defendidos por Bakhtin, os gêneros discursivos são constituídos por um enfoque discursivo-interacionista, evidenciando o caráter social dos fatos da linguagem.

PORQUE

II. O enunciado é como o produto da interação, em que cada unidade lexical é concebida como produto de trocas sociais e está situada em um determinado contexto, levando-se em consideração as condições sociais de uma determinada comunidade linguística.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.