Para o caso de um trabalhador que executa seus serviços em uma grande siderúrgica, em conjunto a grandes martelos hidráulicos, a exposição ao ruído se torna deveras evidente. Sobre este caso e sobre o contexto do gerenciamento de riscos, analise as afirmações:
I. O ruído é um agente de risco físico que pode ter ligação com a insalubridade. Contudo, é um agente mensurável e sua simples detecção no ambiente de trabalho não configura insalubridade.
II. O parâmetro a ser utilizado para definir se a atividade é insalubre está determinado por meio da Norma Regulamentadora nº. 15, especialmente considerando seu anexo I que determina os Limites de Tolerância para Ruídos Contínuos ou Intermitentes.
III. Em princípio, para o caso em questão, devemos avaliar a viabilidade técnica de isolar o agente de risco na fonte e no ambiente. Somadas à estas tratativas, devemos adotar soluções técnicas que impeçam ou diminuam o impacto da pressão sonora sobre os ouvidos dos trabalhadores.
IV. A partir do momento em que os EPIs não são suficientes para seu propósito, podemos adotar como solução à redução da exposição do trabalhador pela redução de sua jornada de trabalho diretamente ligada ao equipamento gerador do ruído.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
