1. h) Se aplicável, o custo médio mensal em reais (reais por litro ou por metro cúbico, R$/L ou R$/m3) (apenas para locais em que o esgoto é tratado).
  2. i) Apresente os dados e faça uma análise comparativa da sua geração diária com a média brasileira, do seu Estado e de seu Município.

 

Sugestão de equações para uso, se necessário:

– Geração mensal de esgoto (estimada) (L/mês ou m3/mês, sendo que 1 m3 equivale a 1.000 L) = consumo de água mensal * 80 / 100.

– Geração média mensal de esgoto (L/mês ou m3/mês, sendo que 1 m3 equivale a 1.000 L) = somatória da geração de cada mês, considerando os últimos 5 meses / 5.

– Geração diária per capita de esgoto (L/hab./mês ou m3/hab./mês) = (geração média mensal [L/mês ou m3/mês] / 30 [dias])/ número de habitantes da residência.

– Custo médio mensal de esgoto (R$/mês) = geração média mensal [L/mês ou m3/mês] * tarifa média de esgoto do município [reais por litro ou por metro cúbico, R$/L ou R$/m3]

 

Etapa 4. Diagnóstico ambiental: resíduos sólidos domiciliares. Nesta etapa, informe os dados de seu município e de sua residência. Utilize os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), dados da literatura, ou outra forma de acesso às informações solicitadas. No SNIS, Diagnósticos SNIS (ano de referência 2022), acesse o site https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/saneamento/snis/produtos-do-snis/diagnosticos-snis > e vá em: Resíduos Sólidos > Diagnóstico Temático – Visão Geral > Visualizar/baixar e em > Tabelas > Baixar tabelas.

 

Para o seu município, utilizando os dados das tabelas do SNIS – Resíduos sólidos, de seu conhecimento ou por meio de dados da prefeitura, apresente:

  1. a) A taxa de cobertura da coleta de resíduo domiciliar – RDO em relação à população total (urbana e rural) (%).
  2. b) A massa (resíduo domiciliar – RDO + resíduo público – RPU) coletada per capita em relação à população total atendida (quilograma por habitante por dia, kg/hab./dia).
  3. c) A existência ou não de coleta seletiva.
  4. d) A existência ou não de alguma forma de tratamento para os resíduos orgânicos e rejeitos (incineração, compostagem, digestão anaeróbia etc.).
  5. e) A forma de disposição final (lixão, aterro controlado ou aterro sanitário).

 

Para a sua residência, apresente os três resíduos sólidos de maior geração, conforme exemplo a seguir, incluindo:

  1. f) A geração (estimativa em unidade, em massa, quilograma, kg, considerando a pesagem do resíduo) ou em volume (L, litros, considerando o volume do saco plástico) por dia e per capita (por habitante da residência). Sugere-se fazer uma análise da geração por uma semana (7 dias) e fazer a estimativa da geração considerando a média de geração neste período;
  2. g) A classificação conforme a NBR 10004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (Classe I – perigoso ou Classe II – não perigoso; Classe II A – não inerte ou Classe II B – inerte).
  3. h) A forma de armazenamento interno (sacos plásticos, coletores etc.).
  4. i) A forma de coleta (coleta pública indiferenciada – convencional, ou coleta pública ou informal diferenciada – seletiva) e quantas vezes é realizada a coleta ou envio ao ponto de entrega voluntário (PEV) por você.
  5. j) A destinação final (reutilização, reciclagem ou tratamento).
  6. k) A disposição final (lixão, aterro controlado ou aterro sanitário).
  7. l) Apresente os dados e faça uma análise comparativa da sua geração diária com a média brasileira, do seu Estado e de seu Município. Para seu estado, utilize o indicador massa coletada (RDO+RPU) per capita em relação à população total atendida por unidade da federação do Diagnóstico temático sobre manejo de resíduos sólidos urbanos (ano de referência 2022).

 

Etapa 5. Diagnóstico ambiental: propostas de melhoria. Nesta etapa, você deve apresentar ações que já são realizadas por você, ou propostas de melhoria futuras, visando à redução de gastos em termos monetários, no uso de recursos naturais e na geração de poluentes, e ao atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

– Para o consumo de água, apresente: uma ou mais ações que visem a redução do consumo (por exemplo, instalação de dispositivos economizadores de água, eficiência na utilização, coleta de água da chuva etc.), bem como uma estimativa do quanto seria poupado em termos de volume e monetário. Apresente pelo menos uma ação, e a estimativa da redução quanto ao volume de água e em reais.

– Para a geração de esgoto, apresente: uma ou mais ações que visem a redução da geração de esgoto (reuso etc.), bem como uma estimativa do quanto seria poupado em termos de volume e monetário. Apresente pelo menos uma ação, e a estimativa da redução quanto ao volume de esgoto gerado e em reais.

– Para a geração de resíduos, apresente: uma boa prática já aplicada ou a proposição de alguma melhoria para cada resíduo apresentado. No total serão 3 três ações, uma para cada resíduo. Os exemplos de ações, podem ser no âmbito residencial e/ou municipal.

 

Instruções institucionais para realização da atividade

 

– É obrigatória a utilização do formulário-padrão (template) para a realização do MAPA.

– Esta é uma atividade individual. Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.

– Acessar o vídeo com orientações sobre o MAPA, assim como os diagnósticos e tabelas sobre água, esgoto e resíduos sólidos, disponíveis no site do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – Diagnósticos SNIS (ano de referência 2022) sobre água, esgoto e resíduos sólidos, pois as informações lhe auxiliarão no desenvolvimento da atividade https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/saneamento/snis/produtos-do-snis/diagnosticos-snis.

– O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura. A formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.

– Após inteiramente respondido, você entregará apenas UM ARQUIVO com suas respostas, o trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF, na forma de anexo no campo de resposta da atividade MAPA. Caso você utilize OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidade.

– Coloque um nome simples no seu arquivo para não haver confusão no momento do envio.

– Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, apresente as referências no final do trabalho conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018.

– Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até a caixa de envio de arquivo.

– Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir;

– A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, preencha tudo com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são a utilização do template; atendimento ao tema; apresentação dos dados e cálculos, constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às normas ABNT.

 

h) Se aplicável, o custo médio mensal em reais (reais por litro ou por metro cúbico, R$/L ou R$/m3)

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h) Se aplicável, o custo médio mensal em reais (reais por litro ou por metro cúbico, R$/L ou R$/m3) ou clique aqui
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