TEXTO 1
Historicamente, o Brasil é considerado um país de tradição católica. Alves et al (2017) descrevem que diante
da “miscigenação e do sincretismo religioso, as terras brasileiras tornaram-se palco do encontro de três
grandes tradições culturais: a católica europeia, a nativa das Américas e a africana, com clara hegemonia da
primeira”.
DIAS, Bruno Bonsanto; SANTOS, Luan Costa Ivanir dos. II RELATÓRIO DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA:
BRASIL, AMÉRICA LATINA E CARIBE: reflexões teóricas e a necessidade da construção de bases de
dados e de estatísticas públicas sólidas. In: II Relatório sobre Intolerância Religiosa: Brasil, América Latina e
Caribe. 1. ed. Rio de Janeiro: CEAP, 2023. p. 167-172. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000384250. Acesso em: 27 mar. 2023.
TEXTO 2
Por outro lado, Estado laico não é a mesma coisa que Estado ateu, como temos na França, por exemplo, e
tínhamos na antiga União Soviética. A religiosidade é admitida como parte da constituição do ser humano e
parte dos direitos que constituem a cidadania do sujeito brasileiro, cuja constituição foi promulgada “sob a
proteção de Deus”.
GREGGERSEN, Gabriele. Educação Cristã e Ensino Religioso. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso
2021.
Diante dos excertos acima, assinale a alternativa que melhor descreve a escola laica na disciplina de Ensino
Religioso:
18/06/2025, 09:49 Unicesumar – Ensino a Distância
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ALTERNATIVAS
Os alunos aprendem a respeito de cada religião, entendem sobre a pluralidade e a liberdade de crença que é
protegida pela lei, dialogando com as disciplinas de história e sociologia para ampliar o aprendizado.
O professor sempre enfatiza aos alunos que está cumprindo seu papel de ensinar o que o Estado propõe, mas que
discorda porque sua crença é superior às demais, concluindo a aula com um convite a um culto de sua igreja.
A aula deixa claro que é necessário respeitar a religiosidade de cada um, ainda que exista apenas uma religião que
salva a alma do aluno.
O professor inicia a aula de com uma oração em nome da trindade, repreendendo todo espírito maligno, já que a
aula do dia será a respeito dos Orixás do Candomblé.
A professora esclarece a respeito dos ritos, símbolos e significados de todas as religiões, finalizando a aula com um
convite à sal reunião em uma comunidade de fé matriz africana.
Historicamente, o Brasil é considerado um país de tradição católica. Alves et al (2017) descrevem que diante da “miscigenação e do sincretismo

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