Questão 7
Imagine que André é professor do ensino fundamental em uma escola pública que recentemente passou a adotar políticas mais estruturadas de inclusão escolar. Em sua turma de 30 alunos, há três estudantes público-alvo da educação especial: João, um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Sofia, que apresenta deficiência auditiva e utiliza aparelho auditivo; e Marcos, um estudante com deficiência intelectual.
Embora André esteja comprometido com a inclusão e deseje oferecer um ensino de qualidade para todos os seus alunos, ele enfrenta desafios práticos no dia a dia. João, por exemplo, tem dificuldades em seguir a rotina escolar e se desorganiza com mudanças inesperadas. Sofia nem sempre consegue acompanhar as explicações orais sem suporte visual, e Marcos precisa de mais tempo para realizar atividades e avaliações.
A escola disponibiliza Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno, mas André percebe que ainda precisa de mais estratégias para tornar suas aulas verdadeiramente inclusivas.
No contexto abordado pelo estudo de caso e a respeito das recomendações para o trabalho educacional inclusiva dos estudantes do público-alvo da educação especial na sala de aula comum, analise as afirmativas a seguir.
I. André deve atuar de forma isolada na educação inclusiva, sem necessidade de colaboração com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou outros profissionais.
II. A flexibilização curricular e a adaptação de materiais são estratégias essenciais para garantir que alunos público-alvo da educação especial participem ativamente do ensino regular.
III. A colaboração entre André, que é o professor da sala comum, e o Atendimento Educacional Especializado pode contribuir para a implementação de metodologias mais eficazes na inclusão escolar.
IV. Recursos como apoio visual, tecnologias assistivas e metodologias diferenciadas podem auxiliar alunos com deficiência auditiva, TEA e deficiência intelectual a acompanharem as atividades escolares de maneira mais autônoma.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

IV, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.