Questão 7
Imagine que André é professor do ensino fundamental em uma escola pública que recentemente passou a adotar políticas mais estruturadas de inclusão escolar. Em sua turma de 30 alunos, há três estudantes público-alvo da educação especial: João, um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Sofia, que apresenta deficiência auditiva e utiliza aparelho auditivo; e Marcos, um estudante com deficiência intelectual.
Embora André esteja comprometido com a inclusão e deseje oferecer um ensino de qualidade para todos os seus alunos, ele enfrenta desafios práticos no dia a dia. João, por exemplo, tem dificuldades em seguir a rotina escolar e se desorganiza com mudanças inesperadas. Sofia nem sempre consegue acompanhar as explicações orais sem suporte visual, e Marcos precisa de mais tempo para realizar atividades e avaliações.
A escola disponibiliza Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno, mas André percebe que ainda precisa de mais estratégias para tornar suas aulas verdadeiramente inclusivas.
Embora André esteja comprometido com a inclusão e deseje oferecer um ensino de qualidade para todos os seus alunos, ele enfrenta desafios práticos no dia a dia. João, por exemplo, tem dificuldades em seguir a rotina escolar e se desorganiza com mudanças inesperadas. Sofia nem sempre consegue acompanhar as explicações orais sem suporte visual, e Marcos precisa de mais tempo para realizar atividades e avaliações.
A escola disponibiliza Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno, mas André percebe que ainda precisa de mais estratégias para tornar suas aulas verdadeiramente inclusivas.
No contexto abordado pelo estudo de caso e a respeito das recomendações para o trabalho educacional inclusiva dos estudantes do público-alvo da educação especial na sala de aula comum, analise as afirmativas a seguir.
I. André deve atuar de forma isolada na educação inclusiva, sem necessidade de colaboração com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou outros profissionais.
II. A flexibilização curricular e a adaptação de materiais são estratégias essenciais para garantir que alunos público-alvo da educação especial participem ativamente do ensino regular.
III. A colaboração entre André, que é o professor da sala comum, e o Atendimento Educacional Especializado pode contribuir para a implementação de metodologias mais eficazes na inclusão escolar.
IV. Recursos como apoio visual, tecnologias assistivas e metodologias diferenciadas podem auxiliar alunos com deficiência auditiva, TEA e deficiência intelectual a acompanharem as atividades escolares de maneira mais autônoma.
II. A flexibilização curricular e a adaptação de materiais são estratégias essenciais para garantir que alunos público-alvo da educação especial participem ativamente do ensino regular.
III. A colaboração entre André, que é o professor da sala comum, e o Atendimento Educacional Especializado pode contribuir para a implementação de metodologias mais eficazes na inclusão escolar.
IV. Recursos como apoio visual, tecnologias assistivas e metodologias diferenciadas podem auxiliar alunos com deficiência auditiva, TEA e deficiência intelectual a acompanharem as atividades escolares de maneira mais autônoma.
É correto o que se afirma em:

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