Questão 2

Imagine que você é professor(a) do Ensino Médio e deseja ensinar aos seus alunos como a linguagem utilizada em diferentes contextos sociais e históricos pode influenciar a interpretação dos textos. Para isso, você seleciona cuidadosamente textos para leitura e, a partir deles, revela aos alunos a análise sob a perspectiva da teoria da Análise do Discurso (AD). Em uma das aulas, você entrega aos alunos uma reportagem de jornal sobre um evento político recente e orienta-os a analisarem a reportagem considerando as contribuições da AD.

Elaborado pela professora, 2024.

Com base nos estudos realizados, IDENTIFIQUE qual das seguintes estratégias de ensino seria a mais adequada para ajudar os alunos a entenderem como analisar a reportagem de acordo com os princípios da Análise do Discurso.

Alternativas
Alternativa 1:

Pedir aos alunos que identifiquem todas as orações complexas na reportagem e expliquem seu significado.

Alternativa 2:

Solicitar que os alunos discutam como a escolha das palavras na reportagem pode refletir as intenções do autor e o contexto social do evento.

Alternativa 3:

Pedir aos alunos que contem o número de vezes que certas palavras são repetidas na reportagem.

Alternativa 4:

Solicitar que os alunos façam uma lista dos principais fatos apresentados na reportagem.

Alternativa 5:

Pedir aos alunos que resumam a reportagem em uma frase para capturar sua mensagem principal.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.