Imagine que você é um professor recém-formado em Educação Física, atuando em uma escola pública localizada em uma região de vulnerabilidade social. Ao iniciar seu trabalho, você percebe que muitos estudantes demonstram desinteresse pelas aulas de Educação Física, alegando que “não gostam de esporte” ou que “não sabem jogar bem”. Outros relatam dificuldades relacionadas ao corpo, como vergonha, bullying ou experiências negativas anteriores.


Agora:

Diante desse cenário, você decide aplicar uma metodologia inspirada em Paulo Freire, partindo do princípio de que a Educação Física deve promover a escuta ativa, o reconhecimento das experiências corporais dos alunos e a problematização das desigualdades que afetam o acesso ao movimento, ao lazer e à expressão corporal. Sendo assim, como a proposta metodológica de Paulo Freire pode ser aplicada à prática docente na Educação Física, considerando as três etapas da Pedagogia do Oprimido (investigação do contexto, identificação das contradições e sistematização do conhecimento)? Seu texto deve articular os conteúdos estudados na disciplina Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação com os saberes da área da Educação Física, valorizando a reflexão crítica, a dimensão política da prática pedagógica e a perspectiva emancipadora da educação.



Orientações importantes para a elaboração da atividade – LEIA COM ATENÇÃO


– Para realizar a atividade, você precisa utilizar o Formulário Padrão do MAPA (formato Word). O formulário padrão está disponível no ambiente da disciplina, no ícone Materiais da Disciplina.

– Entregue sua resposta em formato de texto dissertativo-argumentativo, contendo entre 25 e 35 linhas.

Inicie com uma introdução que contextualize a importância da proposta de Freire na formação docente.

– No desenvolvimento, apresente e analise cada uma das três etapas da pedagogia freireana:
          Investigação do contexto: como conhecer a realidade corporal dos alunos?
          Identificação das contradições: que desigualdades e exclusões podem ser tematizadas?
          Sistematização do conhecimento: como planejar aulas críticas, inclusivas e participativas?

– Finalize com uma conclusão que aponte os desafios e possibilidades de uma prática pedagógica inspirada em Freire.

– Estude os temas do Capítulo V do livro didático da disciplina (especialmente a AULA 5) e traga aspectos da metodologia solicitadas para embasar a sua atividade.
– Apresente ao menos uma estratégia/atividade pedagógica a fim de promover o desenvolvimento do aluno.
 

– Ao mencionar partes de textos, retirados do livro didático, revistas ou da internet, não se esqueça de fazer as devidas referências, ao final da atividade, conforme normas da ABNT. A falta das devidas referências poderá acarretar cópia indevida e prejuízo na avaliação da atividade.
 

– Fique atento ao que foi solicitado e revise sua resposta para garantir que não se esqueceu de responder nenhum item ou de atender a algum ponto requisitado.

– Procure argumentar de forma clara e objetiva.

– Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

Bons Estudos!

​Imagine que você é um professor recém-formado em Educação Física, atuando em uma escola pública localizada em uma região de vulnerabilidade social. Ao iniciar seu trabalho,

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