Itens “B”: possuem importância intermediária no faturamento.
Itens “C”: têm menor valor agregado e menor impacto econômico, mas são importantes para a variedade do portfólio.

Para realizar essa classificação, você deverá considerar: nome dos produtos, demanda anual, preço unitário médio, valor total (demanda × preço unitário) e a representatividade percentual de cada produto no total de vendas.

Na tabela a seguir estão os produtos comercializados no último ano:

Item Demanda anual (un.) Custo unitário (R$)
Água mineral sem gás 500 ml 20000 2,5
Água funcional com vitaminas 500 ml 3000 5,5
Água mineral premium vidro 750 L 1200 7
Água mineral com gás 1,5 L 2800 4,5
Água mineral sem gás 1,5 L 11000 4
Água mineral com gás 500 ml 10500 3
Bebida saborizada 500 ml 1500 4,5

2.1. Complete a tabela anterior listando os itens em ordem decrescente de % de custo, com suas respectivas demandas anuais, custo unitário, custo total anual, % de custo (com relação ao total), % de custo acumulado e classificação A, B, C.
Resposta:

2.2. Desenhe a Curva de Pareto (Curva ABC) e cite quais itens estão na classificação A, quais itens estão na classificação B e quais itens estão na classificação C, e por quê?
Resposta:

FASE 3: Previsão de Demanda

Para garantir uma produção eficiente e atender às demandas do mercado, é essencial realizar uma previsão precisa da demanda para as águas. Nessa fase, você deve calcular a previsão de demanda por meio dos dados de produção de água mineral sem gás 500 ml dos últimos 24 meses. Os dados são apresentados na tabela a seguir:

 

Período Demanda Real
1 1824
2 1707
3 1520
4 1598
5 1536
6 1664
7 1434
8 1441
9 1802
10 1784
11 1911
12 1801
13 1426
14 1690
15 1565
16 1716
17 1896
18 1796
19 1522
20 1522
21 1580
22 1915
23 1563
24 1666

 

3.1. Elabore o gráfico da demanda com os dados apresentados.

​Resposta:

3.2 Calcule a previsão de demanda para os períodos apresentados utilizando o método da Média Móvel de quatro períodos. Em seguida, determine os seguintes erros para essa previsão:

*Erro acumulado

*Erro absoluto médio

*Erro percentual absoluto médio​

​Resposta:

​3.3 Calcule a previsão de demanda para os períodos apresentados utilizando o método da Média Exponencial Móvel com um fator de suavização (alfa) igual a 0,2. Em seguida, determine os seguintes erros para essa previsão:

*Erro acumulado

*Erro absoluto médio

*Erro percentual absoluto médio​

​Resposta:

3.4 Realize a previsão de demanda para os períodos apresentados e para os próximos 10 meses utilizando o método de Previsão de Tendência. Em seguida, determine os seguintes erros para essa previsão:

*Correlação

*Erro acumulado

*Erro absoluto médio

*Erro percentual absoluto médio​

​Resposta:

​3.5 Agora, você deve representar de forma gráfica a tendência na série histórica da demanda (instruções: crie um gráfico que mostre o histórico das demandas e a linha de tendência, incluindo a equação da linha e o valor do 𝑅². Utilize o Excel para realizar essa tarefa).

​Resposta:

 

3.6 Descreva qual foi o melhor método de previsão de demanda, entre os três estudados. Justifique.

​Resposta:


FASE 4: Estoques

4.1 Sabe-se que a empresa AquaPure Bebidas Ltda. hoje tem previsão de vendas para um determinado produto igual a 20.000 unidades para 2025. O custo anual de manutenção de estoque é de R$0,40 por produto e o custo da encomenda é de R$5,00. Vale ressaltar que o varejista opera durante 360 dias no ano e que cada produto custa a empresa R$2,00.

Com base nos dados supracitados, qual é o tamanho do lote de compra que vai minimizar os custos totais da empresa?

Resposta:

 

4.2 A empresa administra o estoque utilizando o sistema de revisão periódica. A demanda mensal é uma média de 4.000 garrafas com um desvio padrão de 200 unidades. A demanda segue uma distribuição normal. O gestor de materiais da empresa realiza a compra das garrafas a cada 15 dias e o fornecedor faz a entrega em 4 dias. O nível de serviço adotado para o item é de 94,66%. Para estas condições, determine o nível máximo de estoque e como o modelo de reposição irá funcionar. ​

​Resposta:

 

FASE 5: Importância de Estruturar um Setor de PCP na Fábrica

5.1 Considerando o papel estratégico do Planejamento e Controle da Produção (PCP) no ambiente industrial, explique por que esse setor é fundamental para o sucesso operacional e financeiro de uma empresa. Em sua resposta, destaque pelo menos dois benefícios concretos de um PCP bem estruturado dentro das organizações, podendo usar como exemplo empresas do setor alimentício ou outros setores, para ilustrar sua argumentação.

Resposta:

 

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