ATIVIDADE 1 – PED – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 52_2025

 

[…] justifica-se a necessidade do educador de conhecer as diretrizes postas na BNCC frente ao trabalho passível de ser realizado com o desenvolvimento psicomotor, com o corpo e o movimento. Embora de modo implícito, a psicomotricidade está presente na visão do educador e precisa que ele tenha intenção pedagógica em seu planejamento e sua prática educativa, a fim de desenvolver um trabalho com diferentes aprendizagens (PIROZZI, 2024, p.3).

PIROZZI, G. P. A BNCC e o desenvolvimento psicomotor. Revista de Educação da Faculdade SESI-SP. São Paulo: Faculdade SESI de Educação, v.1, 2024.

Considerando a importância de o profissional da educação reconhecer a psicomotricidade no contexto da BNCC da Educação Infantil (2018), esta atividade consiste na elaboração de um texto de mínimo 15 a 20 linhas, respondendo as seguintes questões:

  1. A professora propõe uma atividade com os alunos de 5 anos que consiste em: as crianças devem formar um círculo. A professora orienta que toda vez que ela falar uma característica, como por exemplo: cabelo preto, todos que tiverem cabelo preto devem ir ao centro junto com a professora. Esta atividade relaciona-se a que campo de experiências da BNCC? Qual o objetivo de aprendizagem está sendo desenvolvido, de acordo com a faixa etária? E que conceito psicomotor está sendo trabalhado? Justifique sua resposta. 

Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf

  1. No livro Psicomotricidade Teoria e Prática da Escola à aquática (BUENO, 2013) na página 224, (o livro está disponível no studeo – minha biblioteca) temos algumas atividades referentes a prática do trabalho do conceito psicomotor funcional perceptivo de organização temporal. Escolha uma atividade e correlacione com o campo de experiências da BNCC – Etapa da Educação Infantil correspondente, fundamentando teoricamente. 
  1. Discorra sobre a importância da Educação Psicomotora na Etapa da Educação Infantil. 

Orientações:

– Para a realização desta atividade, assista às aulas conceituais e leia atentamente o livro da disciplina.

– Sua resposta dissertativa não necessita título.

– Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.

– A quantidade de linhas considera somente a resposta dissertativa.

– Se a realização desta atividade for por meio de um dispositivo móvel (celular ou tablet), lembre-se de considerar o dobro da quantidade de linhas.

– Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as Normas da ABNT. Caso faça citações para fundamentar sua justificativa, insira as referências de acordo com as Normas da ABNT no final da resposta.

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-la.

 

[...] justifica-se a necessidade do educador de conhecer as diretrizes postas na BNCC frente ao trabalho passível

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

[...] justifica-se a necessidade do educador de conhecer as diretrizes postas na BNCC frente ao trabalho passível ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.