Lembrando que o conceito de Tecnologia Assistiva (TA) vai além de recursos. Conforme define o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT): “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”. Assim, o conceito brasileiro atual de TA não se resume essencialmente ao produto ou recurso, mas inclui, em uma perspectiva horizontal, também metodologias, estratégias, práticas e serviços.
I. Promover a funcionalidade do sujeito depende totalmente da escolha adequada do recurso, garantindo que, ao recebê-lo, ele adquira funcionalidade de modo instintivo e automático, sem necessidade de treino.
II. O treinamento para o uso do recurso de TA indicado ao sujeito é parte integrante do serviço de Tecnologia Assistiva.
III. Metodologias diferenciadas no modo de fazer podem ser consideradas dentro do conceito de Tecnologia Assistiva citado.
IV. A inclusão plena depende da ampliação da funcionalidade do sujeito, o que está diretamente relacionado à escolha adequada dos recursos de TA.
V. Somente a Terapia Ocupacional possui habilidade e competência para atuar com TA.
É correto o que se afirma em:
			Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
