Questão 1
A Resenha

“Machado (2003; 2005) descreve a resenha acadêmica com base em um modelo de análise das operações de linguagem. Para Machado (2003; 2005), a produção textual compreende operações de ação, discursivas e linguístico-discursivas.
As operações de ação estão relacionadas às representações do meio físico, dos participantes que interagem na situação comunicativa, da instituição onde o texto é produzido, dos objetivos e do conhecimento de mundo que pode de ser mobilizado para a produção textual.
Quanto à situação de produção e mobilização de conteúdos, a leitura, interpretação e sumarização antecedem a produção da resenha, a qual apresenta as informações centrais do texto-fonte. Logo, resumir com eficácia um texto é condição essencial para resenhá-lo (MACHADO, 2003; 2005).
Ao mobilizar operações de ação na produção de resenha, o produtor pode mobilizar conteúdos de outros textos, a fim de comparar e avaliar o texto-fonte.
Os leitores da resenha poderão concordar ou não com o resenhador. Portanto, a resenha deve conter argumentos convincentes, elaborados a partir de conteúdos adequados para a argumentação no contexto acadêmico (MACHADO, 2003; 2005). Desse modo, no processo de ensino-aprendizagem da resenha é essencial instrumentalizar o estudante para que ele desenvolva sua competência argumentativa.
Quanto às operações discursivas, elas dizem respeito à planificação textual, à organização sequencial e sua articulação, à escolha e elaboração dos conteúdos. Na resenha acadêmica, a apresentação do texto fonte se dá pela predominância de sequências descritivas (MOTTA-ROTH, 1996) que orientam o leitor quanto à organização e tratamento dos conteúdos nesse texto, seguindo a ordem de ocorrência dos conteúdos do texto-fonte.”

Fonte: https://noctuam.files.wordpress.com/2018/05/producao_de_resenhas_academicas.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

Com base no texto, analise as afirmativas a seguir:

I. A produção de resenha pode possibilitar que os alunos mobilizem uma série de operações cognitivas, discursivas e linguístico-discursivas.
II. Ao longo da elaboração da resenha, o produtor do texto deve explicitar o que foi articulador pelo autor do texto-fonte e o que está sendo dito pelo resenhador.
III. Os leitores podem discordar da opinião do resenhador. Nessa perspectiva, a produção do gênero resenha pode fornecer aos alunos habilidades voltadas ao processo argumentativo.

É correto  o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

​ "Machado (2003; 2005) descreve a resenha acadêmica com base em um modelo de análise das operações de linguagem

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

​ "Machado (2003; 2005) descreve a resenha acadêmica com base em um modelo de análise das operações de linguagem ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.