MAPA – ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO – 54_2025

PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema

 

Sistema Corporativo de Avaliação

 

Imagine que você faz parte do time de TI de uma grande empresa multinacional. O RH pediu para vocês desenvolverem um Sistema de Avaliação de Desempenho para auxiliar nas decisões sobre promoções, treinamentos e reconhecimentos. O sistema precisa processar os dados de vários funcionários, calcular suas médias e classificar automaticamente o desempenho em Excelente, Satisfatório ou Necessita Treinamento. Você recebeu o código a seguir, mas antes de avançar para a entrega final, precisa entender como ele funciona e sugerir melhorias.

 

programa {

 

  funcao inicio() {

 

//Declaração de Variáveis

 

cadeia nome, cargo

 

real nota1, nota2, nota3, media

 

inteiro i, totalFuncionarios

 

 

 

escreva(“Quantos funcionários deseja avaliar?”)

 

leia(totalFuncionarios)

 

 

 

para (i = 1; i <= totalFuncionarios; i++) {

 

   //Entrada de Dados

 

   escreva(“Digite o nome do funcionário “, i, “: “)

 

   leia(nome)

 

   escreva(“Digite o cargo do funcionário: “)

 

   leia(cargo)

 

   escreva(“Digite a primeira nota: “)

 

   leia(nota1)

 

   escreva(“Digite a segunda nota: “)

 

   leia(nota2)

 

   escreva(“Digite a terceira nota: “)

 

   leia(nota3)

 

 

 

   //Processamento: Cálculo da Média

 

   media = (nota1 + nota2 + nota3) / 3

 

 

 

   //Saída: Relatório

 

   escreva(“——————————“)

 

   escreva(“\nFuncionário: “, nome)

 

   escreva(“\nCargo: “, cargo)

 

   escreva(“\nMédia de desempenho: “, media)

 

     

 

   //Critérios de Avaliação

 

   se(media >= 8) {

 

     escreva(“\nDesempenho: Excelente”)

 

   }

 

   senao se (media >= 6) {

 

     escreva(“\nDesempenho: Satisfatório”)

 

   }

 

   senao {

 

     escreva(“\nDesempenho: Necessita Treinamento”)

 

   }

 

   escreva(“\n——————————“)

 

   escreva(“\n”)

 

}

 

  }

 

}

 

 

 

SEGUNDA ETAPA: realização da atividade​

 

Considerando o código apresentado, responda às questões a seguir.

 

  1. Declaração de Variáveis

 

  1. a) Quais variáveis do programa armazenam textos e quais armazenam números reais?

 

  1. b) Para que serve a variável totalFuncionarios?

 

  1. Estrutura de Repetição

 

  1. a) Por que foi usado um laço para e não um enquanto?

 

  1. b) O que aconteceria se esquecêssemos de inicializar i = 1 no laço?

 

 

 

  1. Processamento (Regras de Negócio)

 

  1. a) Como o cálculo da média está sendo feito?

 

  1. b) Se a empresa decidisse avaliar cada funcionário com 5 notas, o que precisaria ser alterado no código?

 

  1. Saída e Relatório

 

  1. a) Quais são os três critérios de desempenho usados no sistema?

 

  1. b) Se a política da empresa mudasse e o nível “Excelente” passasse a ser só para médias a partir de 9, qual parte do código deveria ser alterada?

 

 

Como entregar a atividade:

 

A atividade deverá ser produzida em um arquivo do tipo texto, conforme template anexado no material da disciplina, disponibilizado no Studeo, e deve ser entregue com a extensão .PDF ou .DOC, depois, deve ser anexado no ambiente da atividade no Studeo.​

 

Orientações:

 

– Acesse o vídeo orientativo disponível na Sala do Café para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento.

 

– A entrega deve ser feita, exclusivamente, por meio de um arquivo .doc ou .pdf.

 

– Utilize o Template de entrega da atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.

 

– Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e não se esqueceu de nenhum detalhe.

 

– Após o envio não são permitidas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!

 

– Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

 

– Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

 

– Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

 

– Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor Mediador.

 

Boa atividade!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.