MAPA – ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA – 54_2025
A prática de exercícios físicos envolve a complexa interação entre o sistema muscular e o esquelético. Neste sentido, faz-se necessário compreender a anatomia óssea e muscular, para então, entender a mecânica do movimento e prevenir lesões durante a prática de movimentos em geral.
GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
A partir deste contexto, observe a imagem abaixo e identifique o que se pede:
- A) Identificação das estruturas: descreva o número que se encontra na imagem e o nome do osso em que é apontado (ex: 1 – osso …, 2 – osso …).
- B) Características das estruturas identificadas: Descreva as características básicas das seguintes estruturas identificadas na imagem abaixo.
Fonte: https://br.depositphotos.com/
QUESTÃO 2
Os estudos sobre a Miologia apontam importantes informações sobre a função dos músculos, os tipos de músculos existentes no corpo humano e também, as suas características anatômicas. É importante lembrar, que os músculos não são iguais, possuem diferentes características, quanto a sua estrutura, função e tipo de contração.
Barbosa, C. P. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2024.
Neste contexto, responda as questões abaixo:
- A) O que é o endomísio e qual a sua localização?
- B) O Músculo liso está presente em quais órgãos do corpo humano? Quais são suas características básicas?
- C) Qual é o tipo de músculo que move e estabiliza os ossos?
- D) O que é um fascículo muscular?
- E) Qual o tipo de músculo responsável por formar a maioria das paredes do coração?
- F) O que é a Fáscia muscular? Quais são suas funções?
- G) O que é epimísio? Descreva uma de suas funções.
- H) Descreva as características básicas do músculo diafragma.
QUESTÃO 03
No treinamento esportivo de alta intensidade ou até mesmo durante as aulas de Educação Física Escolar, é muito comum lesões em articulações sinoviais, por estarem envolvidas a movimentos específicos do esporte, como um chute, um arremesso, um drible, dentre outros. As articulações sinoviais possuem características anatômicas específicas e também são divididas em vários tipos, de acordo com suas características estruturais, sendo estas: do tipo plana, do tipo gínglimo, trocoides, elipsoides, selares e esferoideas.
Barbosa, C. P. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2024.
Considerando as articulações sinoviais, seus diferentes tipos e suas características anatômicas, responda as seguintes questões:
- A) Articulação sinovial do tipo Plana: Quais são as características anatômicas desse tipo de articulação? Quais são as articulações do tipo planas?
- B) Articulação sinovial do tipo Gínglimo: Quais são as características anatômicas desse tipo de articulação? Quais são as articulações do tipo Gínglimo?
- C) Articulação sinovial do tipo Trocoides: Quais são as características anatômicas desse tipo de articulação? Quais são as articulações do tipo Trocoides?
- D) Articulação sinovial do tipo Elipsoides: Quais são as características anatômicas desse tipo de articulação? Quais são as articulações do tipo Elipsoides?
- E) Articulação sinovial do tipo Selares: Quais são as características anatômicas desse tipo de articulação? Quais são as articulações do tipo Selares?
- F) Articulação sinovial do tipo Esferoideas: Quais são as características anatômicas desse tipo de articulação? Quais são as articulações do tipo Esferoideas?
- G) Quais movimentos, as articulações sinoviais podem apresentar?

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.