MAPA – BIB – PLANEJAMENTO, GESTÃO E SERVIÇOS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO – 54_2025
Olá, estudante!
Nesta atividade, você será desafiado a aplicar os conhecimentos estudados sobre produtos e serviços em unidades de informação.
Imagine que você é o bibliotecário responsável por uma Unidade de Informação que funciona exclusivamente online. Sua instituição disponibiliza serviços digitais (como acesso a bases de dados, bibliotecas virtuais, repositórios institucionais, serviços de referência remota, treinamentos em linha, entre outros).
No entanto, a gestão percebeu uma queda significativa no volume de acessos, buscas e usos dos serviços e produtos oferecidos, o que compromete a visibilidade da unidade e o alcance de sua missão social e educacional.
Diante desse cenário, você foi incumbido de elaborar uma proposta de novos produtos e serviços, bem como definir estratégias de disponibilização e comunicação com a comunidade usuária, de forma a ampliar o alcance, estimular o engajamento e garantir o uso mais efetivo da unidade de informação digital.
Fonte: MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas; VARGAS, Sandra Martins Lohn. Planejamento, gestão e serviços em unidades de informação. Organização: Sandra Martins Lohn Vargas. Florianópolis: Arqué, 2024. 200 p.
Orientações
Seu projeto deverá conter:
- Título do Projeto
– Exemplo: Inovação e Engajamento: novos produtos e serviços digitais para a Biblioteca Virtual X.
- Introdução
– Contextualize a importância da oferta de produtos e serviços em unidades de informação, destacando o papel da inovação e da adaptação às necessidades da comunidade.
- Proposta de Produtos e Serviços
– Descreva novos produtos e serviços digitais que poderiam ser criados ou adaptados (ex.: podcasts de curadoria de informação, chatbot de referência virtual, clube de leitura online, relatórios de inteligência informacional sob demanda, oficinas de capacitação digital, serviços personalizados de alerta).
- Disponibilização e Comunicação
– Explique como esses serviços serão disponibilizados (plataformas digitais, apps, website institucional, redes sociais, sistemas de notificação por e-mail) e quais estratégias de comunicação serão utilizadas para atrair a comunidade (campanhas digitais, tutoriais em vídeo, parcerias com professores, gamificação, marketing de conteúdo).
- Justificativa
– Relacione sua proposta com os conceitos abordados no livro da disciplina, principalmente no que tange à gestão estratégica de produtos e serviços e às novas tendências em bibliotecas digitais.
- Conclusão
– Destaque os benefícios esperados para os usuários (maior engajamento, facilidade de acesso, autonomia no uso da informação) e para a instituição (aumento do uso dos serviços, maior relevância social e acadêmica).
Importante
O texto deve conter mínimo de 1 página e máximo de 3 páginas.
Deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão.
Deve respeitar as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos quanto a fonte, alinhamento, espaçamento e numeração sumarizada.
Utilize referências conforme ABNT NBR 6023 e citações conforme ABNT NBR 10520.
O trabalho deve ser entregue exclusivamente pelo Template MAPA disponível no Studeo.
Orientações para realizar a atividade:
1. Acesse o Material da Disciplina para visualizar o vídeo explicativo sobre a atividade MAPA.
2. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA padrão disponível no Material da Disciplina.
3. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas, realize uma cuidadosa correção ortográfica e salve uma cópia do documento em seu computador.
4. Após o envio não são permitidas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
5. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme Normas da ABNT.
6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
7. Procure sanar suas dúvidas junto à Mediação em tempo hábil, considerando o tempo de resposta do professor e o prazo para postagem da atividade.
8. Atenção ao prazo de entrega! Evite envio de atividade às pressas. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação de problema sistêmico.
9. Nossos recursos didáticos, tais como: o livro da disciplina, as aulas ao vivo e conceituais, assim como os materiais extras, lhe auxiliarão na elaboração dessa atividade. Navegue pelo seu ambiente.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
