MAPA – BIO – AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO CLÍNICO – 53_2025
MAPA DE AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO CLÍNICO
Estudante! Seja bem-vindo à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Avaliação e Diagnóstico Clínico.
Instruções iniciais:
– Utilize o modelo de resposta padrão do MAPA para realizar essa atividade e siga todas as instruções contidas nesse modelo. Ele está disponível em “Material da Disciplina”.
– Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, disponível na “Sala do Café”.
ETAPA 1
A deficiência de ferro é uma das desordens nutricionais mais prevalentes em nível mundial, com consequências relevantes para a saúde pública. Os artigos “Diagnóstico laboratorial da deficiência de ferro” e “Avaliação da presença de anemia e de deficiência de ferritina em pacientes atendidos no Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário do Estado do Pará” discutem os impactos clínicos da carência de ferro, especialmente em grupos mais vulneráveis, destacando uma condição clínica frequente decorrente dessa deficiência.
Fonte: elaborado pelo professor.
Leia os artigos a seguir:
Artigo 1: GROTTO, H. Z. W. Diagnóstico laboratorial da deficiência de ferro. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, São Paulo, v. 32, supl. 2, p. 22-28, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-84842010005000046. Acesso em: 23 jun. 2025.
Artigo 2: GONÇALVES, C. E. da S.; SILVA, A. R.; BALTAZAR, L. A. C.; NUNES, E. Avaliação da presença de anemia e de deficiência de ferritina em pacientes atendidos no Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário do Estado do Pará. Revista Brasileira de Análises Clínicas, São Paulo, v. 51, n. 4, p. 300-305, 2019. Disponível em: https://www.rbac.org.br/wp-content/uploads/2020/04/RBAC-vol-51-4-2019-ref-907.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
Com base na leitura dos artigos, responda às questões a seguir:
1.1) O desenvolvimento da deficiência de ferro é um processo gradual que pode ser dividido em três etapas fisiopatológicas distintas, antes de se manifestar clinicamente como anemia ferropriva. CITE e DESCREVA as três etapas progressivas da deficiência de ferro, destacando o que ocorre em cada uma delas.
1.2) DESCREVA a função de cada um dos exames laboratoriais a seguir e como eles se comportam em caso suspeito de anemia ferropriva:
- a) Ferro sérico:
- b) Ferritina:
- c) Capacidade total de ligação do ferro (TIBC):
ETAPA 2
Na rotina dos serviços de saúde, pacientes com sintomas como cansaço, palidez e falta de ar costumam passar por exames laboratoriais para investigar possíveis causas. Um dos exames mais solicitados nesses casos é o hemograma, que permite avaliar alterações nos componentes do sangue e auxilia no diagnóstico de condições como a anemia.
Elaborado pelo professor.
Caso clínico
Uma paciente do sexo feminino, 37 anos, chega ao pronto atendimento com sintomas de fadiga extrema, palidez e falta de ar. O médico solicita um hemograma completo. Ao analisar os resultados do eritrograma, o biomédico observa os seguintes dados:
Hemoglobina: 9.8 g/dL (Referência para mulheres adultas: 11.5 – 16.0 g/dL)
Hematócrito: 30% (35% – 47%)
Hemácias: 3.5 milhões/µL (3.8 – 5.0 milhões/µL)
VCM: 78 fL (80 – 95 fL)
HCM: 25 pg (27 – 32 pg)
CHCM: 30 g/dL (32 – 36 g/dL)
RDW: 18% (11.5 – 14.5%)
Fonte: autor, 2025
Com base nessas informações e no seu conhecimento sobre hematologia e os parâmetros do hemograma, responda:
2.1) CLASSIFIQUE o tipo de anemia apresentado pela paciente, com base nos parâmetros do eritrograma e nos conceitos de índices hematimétricos. JUSTIFIQUE a sua resposta.
2.2) DISCUTA uma possível causa para essa anemia, utilizando o conhecimento prévio sobre as classificações das anemias e as funções dos componentes do sangue, conforme descrito no material de apoio.
2.3) EXPLIQUE como o RDW elevado contribui para essa classificação de anemia.
ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado:
O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo Studeo, no campo “M.A.P.A.” dessa disciplina. Qualquer outra forma de entrega não será considerada.
SOMENTE UM ARQUIVO pode ser anexado no Studeo.
Coloque um nome simples no seu arquivo. Caso o nome contenha caracteres estranhos (como pontos) ou seja, muito longo, a equipe de correção pode ter dificuldades para abrir o arquivo, e ele poderá ser zerado.
Sugerimos que envie o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades e arquivos corrompidos.
Verifique se você está enviando o arquivo correto. Identifique-o com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar trocas no momento do envio.
Exemplo: MAPA_AvaeDiagnosticoclinico_AnaSouza.pd
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.