Seja bem-vindo à atividade de MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Prática de Ensino: metodologia e Instrumentação para o ensino de Biologia.
CONTEXTUALIZAÇÃO
A abordagem prática no ensino da Biologia tem um papel crucial para tornar o conteúdo científico mais significativo e acessível aos estudantes, pois possibilita a aproximação entre o conhecimento e a realidade vivenciada por eles. A aprendizagem ocorre de forma mais efetiva quando o aluno participa ativamente da construção do saber, por meio de ações educativas que o envolvam nos processos pelos quais o conhecimento é gerado. Nesse contexto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a necessidade de que o ensino esteja voltado para o desenvolvimento de competências, exigindo do professor a proposição de atividades que promovam a experimentação e a problematização dos conteúdos.
Entretanto, a realidade de muitas salas de aula brasileiras ainda está marcada por práticas pedagógicas mecânicas e centradas na memorização, que não incentivam o pensamento crítico nem a aplicação do conhecimento à vida cotidiana dos estudantes. Para superar essa limitação, é importante que o docente explore os diversos recursos pedagógicos disponíveis. O livro didático é um recurso ainda essencial, que vai além da simples transmissão de informações, por conter elementos que facilitam a aprendizagem e apoiam o trabalho pedagógico de forma mais ampla. Complementando essa perspectiva, o uso de metodologias ativas pode tornar as aulas mais interativas e estimulantes. O emprego de métodos alternativos, como os jogos digitais, contribui de forma significativa para o engajamento dos estudantes, promovendo aulas mais dinâmicas e favorecendo o desenvolvimento intelectual. Tais práticas educativas ajudam a romper com a lógica tradicional de ensino, oferecendo um caminho mais inclusivo e eficiente para a aprendizagem de Biologia.
OLIVEIRA, L. de. Prática de ensino: metodologia e instrumentação para o ensino de Biologia. Maringá: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2024. 208 p.
Essa reflexão evidencia a necessidade de repensar a prática docente, adotando estratégias que valorizem a participação ativa dos alunos e que promovam uma aprendizagem contextualizada, alinhada às exigências contemporâneas da educação.
Imagine a seguinte situação: durante o seu estágio supervisionado em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública, você, enquanto futuro professor de Biologia, observa que os estudantes demonstram desinteresse nas aulas sobre divisão celular. As aulas são conduzidas de maneira tradicional, com foco na exposição oral do conteúdo e na transcrição de textos do quadro, o que tem gerado desmotivação entre os alunos. Em conversas informais, muitos expressam que acham a disciplina desinteressante, associando-a à simples memorização de informações e afirmando que “Biologia não tem nada a ver com a vida deles”.
Diante desse cenário, seu desafio será desenvolver um jogo didático sobre MITOSE que desperte o interesse dos estudantes e promova uma aprendizagem ativa e significativa. A proposta deve ser pensada para uma turma do 1º ano do Ensino Médio, considerando estratégias que incentivem a participação e o envolvimento dos alunos no processo de construção do conhecimento.
Para isso, você deverá elaborar um jogo educativo criativo e interativo, podendo optar por modelos como: jogo da memória, dominó, quebra-cabeça, jogo de tabuleiro, entre outros. Para a confecção do material, devem ser utilizados materiais recicláveis, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a criatividade pedagógica.
Siga atentamente o passo a passo para a realização da atividade MAPA:
1. Elabore o material didático proposto.
2. Registre, por meio de fotos, as etapas do processo de confecção e o resultado do material.
3. Insira as fotos e responda às perguntas no formulário padrão em PowerPoint, disponível no material da disciplina Prática de Ensino: Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Biologia.
4. Envie o arquivo em PowerPoint no campo indicado para a atividade MAPA da disciplina.
Orientações Gerais:
– Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível na Sala do Café.
– Utilize o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina.
– O planejamento deve ser fundamentado com conteúdo de livros didáticos de Biologia e no livro da disciplina
– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.
– Anexar o arquivo final em PDF ou PPTX no ambiente específico para envio do MAPA.
– Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em “Finalizar Questionário”.
Atenção! Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
– Caso tenha dúvidas, entre em contato com a sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.