MAPA – CCONT – CONTABILIDADE E ANÁLISE GERENCIAL – 54_2025

 

Você sabe como calcular o preço de venda utilizando como estratégia de precificação o mark up?

 

A formação de preços é muito importante para a saúde financeira de um negócio. O ideal é que as vendas cubram todos os gastos e gerem lucro para o empreendedor. Para saber como precificar seus produtos se baseando nos custos, é importante calcular o mark up, o qual se trata de um índice muito útil para quem quer formar preços de forma consciente. Conhecer o mark up aplicável a seus produtos facilita o processo de precificação, especialmente para quem está começando a empreender e garantir uma venda saudável. Como se trata de um índice que considera os custos da empresa e a margem de lucro esperada, ele auxilia a visualizar qual o preço mínimo viável para que uma venda não traga prejuízos.

 

Fonte: https://olist.com/blog/pt/gestao-empresarial/gestao-financeira/como-calcular-markup/. Acesso em: 10 out. 2025.

 

O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo quanto à formação do preço de venda de determinado produto utilizando o mark up como ferramenta para esse cálculo.

 

Leia atentamente o enunciado da atividade a seguir.      

 

ATIVIDADE PROPOSTA 

 

João Carlos acaba de ingressar como sócio numa loja que representa e comercializa um único modelo de fone de ouvido sem fio. Esse aparelho se destaca no mercado por oferecer excelente qualidade sonora, por ter um design moderno, tecnologia e acabamento com materiais confortáveis.

Imagine que você foi contratado por João Carlos na função de contador e que você tenha sido desafiado a calcular o preço de venda por unidade de cada dispositivo, observando os seguintes dados:

 

   – O custo de aquisição de cada fone de ouvido é de R$ 200,00.

   – Os impostos sobre vendas representam o total de 20%.

   – A comissão sobre vendas é de 2%.

   – As despesas operacionais representam 4% sobre o valor da venda.

   – A margem de lucro pretendida é de 10% sobre o valor da venda.

 

Depois de analisar as informações apresentadas, pede-se:

 

  1. Calcule o preço de venda de cada fone de ouvido, utilizando como estratégia de precificação o mark up divisor (não esqueça de apresentar os cálculos realizados para encontrar o resultado apurado).
  2. Com base no preço de venda calculado no item anterior, apresente a demonstração do resultado simplificada referente a venda de uma unidade do dispositivo.
  3. Sabendo que o fornecedor dos fones de ouvido já comunicou reajuste de 2,5% para a próxima negociação, e considerando que o senhor João Carlos decidiu não repassar tal aumento aos seus clientes, mantendo o mesmo preço de venda já praticado na revenda do produto, qual será o novo percentual de margem de lucro a ser considerado se não ocorrer nenhuma alteração nos demais percentuais de gastos? Demonstre os cálculos.

 

IMPORTANTE:

  1. Acesse o vídeo explicativo do MAPA, para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento.
  2. Baixe o arquivo “Formulário MAPA – CONT. E ANÁLISE GERENCIAL”, disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha os campos solicitados, respondendo às questões elencadas.
  3. Antes de enviar sua atividade, faça uma revisão de seus cálculos e certifique-se de que respondeu a todos os comandos solicitados.
  4. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas, por tratar-se de plágio.
  5. Após revisar, salve o arquivo preenchido em seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar o questionário”.
  6. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente.
  7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
  8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação de forma satisfatória.
  9. Atente-se ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Agora é com você.

Bons estudos!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.