MAPA – CDAC – RECONHECIMENTO DE PADRÕES – 53_2025
Apresentação da proposta:
Você será desafiado a aplicar os conhecimentos desenvolvidos ao longo da disciplina para analisar padrões de comportamento de compra de clientes. Para isso, vamos utilizar uma base simulada de dados de compras que contém informações sobre diferentes perfis de consumidores e seus respectivos comportamentos de consumo.
A atividade está estruturada para promover a interpretação, representação e organização de padrões, criando uma ponte com o próximo conteúdo do curso (sem o mencionar diretamente).
BASE DE DADOS SIMULADA (exemplo com 10 entradas)
ID | Nome | Idade | Sexo | Produto Comprado | Preço (R$) | Horário da Compra | Dia da Semana |
01 | Amanda | 25 | F | Fones de ouvido | 150,00 | 18:45 | Terça-feira |
02 | Bruno | 39 | M | Camiseta esportiva | 89,90 | 08:10 | Sábado |
03 | Carla | 46 | F | Notebook | 3.500,00 | 14:20 | Quarta-feira |
04 | Daniel | 19 | M | Mouse gamer | 210,00 | 22:30 | Sexta-feira |
05 | Elisa | 31 | F | Perfume importado | 250,00 | 13:10 | Segunda-feira |
06 | Felipe | 55 | M | Televisão 50″ | 2.700,00 | 11:50 | Domingo |
07 | Gabriela | 22 | F | Bolsa de couro | 370,00 | 17:40 | Terça-feira |
08 | Henrique | 28 | M | Tênis casual | 280,00 | 20:00 | Sexta-feira |
09 | Isabela | 35 | F | Livro de negócios | 59,90 | 09:35 | Quarta-feira |
10 | Jorge | 42 | M | Relógio esportivo | 520,00 | 19:25 | Quinta-feira |
INSTRUÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO MAPA:
Análise Inicial:
Observe os dados da base simulada.
Identifique características semelhantes entre os clientes: por faixa etária, tipo de produto, preço, horário etc.
Crie categorias de padrões percebidos:
Por exemplo: jovens comprando à noite, adultos adquirindo eletrônicos caros, mulheres comprando durante a semana etc.
Registre pelo menos três padrões identificados.
Interprete os padrões de forma analítica:
Quais comportamentos se repetem?
Existe alguma relação entre sexo, faixa etária e tipo de produto?
O horário interfere no tipo de produto comprado?
Representação visual dos padrões:
Construa pelo menos um gráfico ou diagrama para representar um dos padrões encontrados.
Sugestão: gráfico de barras cruzando horário com tipo de produto, ou faixas etárias com valor das compras.
Conclusão reflexiva:
Com base nos padrões identificados, o que você pode concluir sobre o comportamento dos clientes?
Como esse tipo de análise pode ser útil para empresas que querem melhorar suas estratégias de venda?
FORMATO DE ENTREGA:
O trabalho deve ser entregue com boa organização textual, títulos, respostas bem estruturadas e com linguagem objetiva.
É permitido o uso de ferramentas como Excel, Google Sheets ou PYTHON para a criação de gráficos.
O texto deve conter introdução, desenvolvimento com análise e conclusão ao final.
AVALIAÇÃO:
Será avaliado:
Coerência na identificação dos padrões.
Clareza na representação visual.
Qualidade da análise textual.
Aplicação correta dos conceitos da disciplina.
IMPORTANTE:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
- Responda a todos os itens, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente, e coloque em um único arquivo.
- A entrega deve ser feita por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.