MAPA – ECIV – GEOLOGIA E MECÂNICA DOS SOLOS – 54_2025
MATERIAL DE AVALIAÇÃO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM (MAPA)
GEOLOGIA E MECÂNICA DOS SOLOS – MÓDULO 54/2025
Olá, estudante! Tudo bem? Seja bem-vindo à nossa atividade MAPA da disciplina de Geologia e Mecânica dos Solos.
Nas próximas páginas, você será DESAFIADO! Como futuro engenheiro, queremos que você desenvolva habilidades essenciais para a sua jornada, como analisar, sistematizar, calcular, refletir e tomar decisões. O conhecimento analítico da Geologia é crucial, por isso essa atividade foi cuidadosamente estruturada em três etapas distintas, cada uma focada em aspectos cruciais da geologia e geotecnia. Por meio de exercícios práticos e cenários realistas, exploraremos desde os fundamentos da formação de rochas e solos até a investigação do subsolo, a aplicação de materiais em obras civis, a análise de deformações geológicas e a estabilidade de estruturas. Todos os desafios propostos foram concebidos para serem resolvidos consultando o conteúdo do livro didático e aulas ao vivo, garantindo que todos os alunos possam aprofundar a compreensão e extrair o máximo valor do material.
Meu objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizado eficiente e com resultados tangíveis, que não apenas reforce a teoria, mas também estimule a capacidade de análise e tomada de decisões, tão vitais para profissionais da engenharia. Vamos juntos explorar as diversas aplicações da geologia no ambiente construído! Dessa forma, seus conhecimentos serão colocados à prova! Você está preparado? Vamos lá!
Professora Aline Máximo
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
Esse é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA disponibilizado em “Material da Disciplina”, aqui mesmo, no Studeo. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
Não serão aceitas respostas em que constam apenas o resultado, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta.
Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão.
Após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF, e apenas esses formatos serão aceitos.
O Modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura.
O Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desse Modelo de Resposta MAPA não é considerada.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda às perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo o seu trabalho, melhor!
Problemas frequentes a evitar:
Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.
Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?
Como enviar o arquivo:
Acesse, no Studeo, o ambiente da disciplina e clique no botão MAPA. No final da página, há uma caixa tracejada para envio de arquivo. Basta clicar nela e, então, selecionar o arquivo de resposta da sua atividade.
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está conforme o arquivo entregue.
Sobre plágio e outras regras:
Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.
A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
EQUIPE PEDAGÓGICA
CURSOS HÍBRIDOS | ENGENHARIA CIVIL
Etapa 1: Fundamentos da Geologia e Solos
Nessa etapa, focaremos nos conceitos básicos de formação de rochas e solos e em suas propriedades fundamentais, que são a base para qualquer análise geotécnica.
Identificação e Formação de Rochas
Você, como engenheiro civil, está supervisionando a escavação de um novo terreno para uma fundação. Durante a análise das amostras de rocha encontradas, você observa duas situações distintas:
Amostra A: apresenta grãos grandes e visíveis a olho nu, com uma mistura de minerais claros (quartzo, feldspato) e escuros (mica). A equipe de campo informa que essa rocha foi encontrada em grande profundidade.
Amostra B: é uma rocha escura, de granulação fina, que parece ter se formado a partir de um resfriamento rápido de material vulcânico exposto na superfície.
- a) Identifique o tipo de rocha que provavelmente corresponde à Amostra A e à Amostra B. Explique brevemente o processo de formação de cada uma delas.
Propriedades e Caracterização de Solos
Durante a fase inicial de um projeto de terraplenagem, uma amostra de solo é coletada para análise preliminar. Ao realizar um exame tátil-visual em campo, você percebe que o solo possui partículas muito finas que, quando umedecidas, tornam-se plásticas e não se desintegram facilmente ao serem moldadas, indicando alta coesão. Posteriormente, essa amostra é enviada ao laboratório para a determinação do teor de umidade.
Com base nas informações contidas na Unidade 2: Investigação Geotécnica de Solo e na Unidade 3: Índices Físicos e Granulometria do Solo do livro da disciplina:
- b) Identifique o provável tipo de solo com base na análise tátil-visual descrita e justifique sua resposta.
Etapa 2: Investigação e Aplicação de Solos e Rochas em Obras Civis
Esta etapa aborda os métodos de investigação do subsolo e a aplicação prática de solos e rochas em diferentes tipos de obras de engenharia, como fundações, estradas e estruturas de contenção.
Ensaios de Campo para Investigação do Subsolo (SPT)
Sua empresa foi contratada para realizar a sondagem do subsolo de um terreno onde será construído um edifício de múltiplos andares. Para isso, o ensaio Standard Penetration Test (SPT) foi o método escolhido devido à sua praticidade e custo-benefício, conforme amplamente utilizado no Brasil.
Com base na Unidade 2: Investigação Geotécnica de Solo do livro da disciplina:
- a) Descreva sucintamente o procedimento geral para a execução de um ensaio SPT, mencionando os principais equipamentos envolvidos e como o índice de resistência à penetração (NSPT) é determinado.
- b) Liste pelo menos três condições que, segundo a norma ABNT NBR 6484, determinam a paralisação do ensaio SPT.
Caracterização e Classificação de Solo para Projeto Geotécnico
Você foi contratado para realizar um estudo geotécnico preliminar em um terreno urbano na região de Maringá–PR, destinado à construção de um novo empreendimento comercial. A investigação geotécnica é uma etapa fundamental para garantir a segurança e a viabilidade da fundação do edifício. Durante a campanha de campo, foi coletada uma amostra de solo indeformada de profundidade representativa. Esta amostra foi prontamente enviada a um laboratório acreditado para a realização dos ensaios de caracterização, seguindo as normas técnicas brasileiras vigentes.
Os ensaios de laboratório forneceram os seguintes dados para a amostra de solo em questão:
Volume total da amostra indeformada (V): 285 cm³
Massa total da amostra úmida (M): 560 g
Massa da amostra seca em estufa (Ms): 475 g
Massa específica dos sólidos (γs): 2,68 g/cm³ (determinada por ensaio de picnômetro)
Considere a massa específica da água (γw): 1,0 g/cm³
- c) Determinação dos Índices Físicos Fundamentais
Com base nos dados laboratoriais fornecidos para a amostra de solo, determine os seguintes índices físicos. Demonstre todos os cálculos e utilize as fórmulas apropriadas, conforme a metodologia abordada na Unidade 3 do seu material didático:
Teor de umidade (w)
Massa específica natural (γ)
Massa específica seca (γd)
Índice de vazios (e)
Porosidade (η)
Grau de saturação (Sr)
- d) Além dos ensaios mencionados, uma análise granulométrica completa da amostra de solo revelou as seguintes proporções das frações:
Silte: 48%
Argila: 30%
Areia: 20%
Pedregulho: 2%
Com base nessas porcentagens, classifique o solo de acordo com sua composição granulométrica, identificando o nome principal e o nome secundário da classificação. Demonstre seu raciocínio, utilizando as diretrizes de nomenclatura do seu material didático.
Etapa 3: Análise de Tensões e Fenômenos de Fluxo em Solos
Como engenheiro civil, você frequentemente se depara com a necessidade de analisar o comportamento de solos sob diferentes condições para projetos de engenharia. Em um de seus projetos, você precisa determinar as tensões em um ponto específico do solo para o dimensionamento de uma fundação. Além disso, deve considerar um importante fenômeno geotécnico que pode ocorrer em barragens e taludes, relacionado ao fluxo de água no solo.
O perfil de solo para a análise das tensões apresenta as seguintes características:
Camada 1 (0 a 2 m de profundidade): Areia Fina, com peso específico natural (γ) = 18 kN/m³
Nível d’água (N.A.): localizado a 2 m de profundidade a partir da superfície do terreno
Camada 2 (abaixo dos 2 m): Areia Fina Saturada, com peso específico saturado (γsat) = 20 kN/m³
Considere o peso específico da água (γw) = 10 kN/m³
- a) Determinação das Tensões Geostáticas
Com base no perfil de solo descrito e nos dados fornecidos, determine os valores da tensão total (σ), press

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
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