MAPA – ECO – ECONOMIA INTERNACIONAL I – 54_2025

Olá, estudante!



Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de Economia Internacional I!



Vamos à AÇÃO!? A seguir, vamos detalhar o caminho para a resolução da sua atividade MAPA.



Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio.

Segunda etapa: REALIZAR a atividade respondendo ao que se pede no comando.

Terceira etapa: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.​



PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO – Leitura do texto de apoio



A escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e China nas últimas semanas é a demonstração mais recente da crescente rivalidade entre os dois países. O anúncio no início de abril pelo presidente americano, Donald Trump, que seriam aplicadas tarifas de 34% sobre produtos chineses gerou uma retaliação em igual medida de Pequim. Isso desencadeou novos golpes e contra-golpes de ambos os lados que resultaram até agora em tarifas americanas que somam 145% contra a China e de tarifas de 125% sobre produtos americanos importados pela China. Os anúncios geraram instabilidade nas bolsas de valores e temores de recessão e impactos negativos na economia global.



O governo chinês descreveu as ações de Washington como “bullying econômico”. Em comunicado, o Conselho de Estado chinês disse que “se os EUA insistirem em prejudicar substancialmente os interesses da China, a China retaliará firmemente e lutará até o fim”. As duas maiores economias do mundo têm uma relação complexa e uma rivalidade que abrange não somente competição econômica, mas também tensões geopolíticas e diferenças ideológicas. Ao longo das décadas, essa relação foi marcada tanto por períodos de cooperação quanto de competição estratégica.



A origem dessa dinâmica remonta a 1949, com a fundação da República Popular da China por Mao Tsé-Tung, após a vitória comunista sobre as forças nacionalistas de Chiang Kai-shek na guerra civil chinesa. “A China e os Estados Unidos foram aliados na [Segunda] Guerra [Mundial], que terminou em 1945 com a derrota do Japão imperial”, diz à BBC News Brasil a cientista política Mary Gallagher, especialista em política chinesa e professora da Universidade de Notre Dame. “No entanto, a própria China estava muito dividida internamente entre o partido governante da época [os nacionalistas, ou Kuomintang] e os comunistas. Quase imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, houve uma guerra civil que durou até 1949, vencida pelos comunistas”, observa Gallagher.



Os EUA se recusaram a reconhecer o novo governo comunista em Pequim. Em vez disso, continuaram a apoiar o governo nacionalista, que havia perdido a guerra civil e fugido para a ilha de Taiwan. A cientista política Ann Chih Lin, especialista em política chinesa e professora da Universidade de Michigan, observa que, se considerarmos a longa relação entre os dois países antes da guerra civil, a posição dos EUA em 1949 foi não apenas de rejeitar o comunismo, mas de manter o apoio ao governo nacionalista, com o qual já tinha uma relação. “Se entendermos que os EUA [já] estavam orientados para o governo vigente, fica fácil entender o que aconteceu em 1949 não tanto como uma recusa em reconhecer a República Popular da China, mas sim que os EUA já tinham laços com o governo nacionalista de Chiang Kai-shek”, diz Lin à BBC News Brasil.



Segundo Lin, além disso, a rejeição dos EUA não era motivada especificamente por medo do comunismo chinês, mas direcionada principalmente à União Soviética, com o entendimento de que a China era um parceiro menor que poderia potencialmente apoiar as ambições soviéticas (no contexto da Guerra Fria).



Embora tenha havido cooperação em algumas áreas, como as mudanças climáticas, a trajetória geral do relacionamento entre EUA e China continua sendo de crescente rivalidade. Para Gallagher, o status de Taiwan e o apoio americano à ilha continuam sendo a questão mais importante nas relações bilaterais, que poderia inclusive levar a um conflito militar. “[Taiwan] funciona como um país independente, agora é uma democracia muito vibrante. Mas a República Popular da China ainda afirma que Taiwan é parte da China e que deve ser devolvida.”



Fonte: Correa, A. Como começou rivalidade entre EUA e China? BBC News Brasil, 2025. https://www.bbc.com/portuguese/articles/cq5wj79qj8do



SEGUNDA ETAPA: Responder às questões a seguir:



O texto acima apresenta informações relevantes sobre a guerra comercial entre EUA e China, evidenciando sua gravidade e levando a reflexão sobre os impactos imediatos para o setor. A partir do exposto e com base na reportagem da revista BBC News Brasil, desenvolva as seguintes atividades:



(a) Descreva as consequências da guerra comercial entre Estados Unidos e China.



(b) Verifique, de uma forma aplicada, como o Brasil se encaixa nessa guerra comercial entre Estados Unidos e China.



(c) Na sua opinião, como a diplomacia acabaria com essa guerra comercial? Além disso, há outro caminho para a finalização da guerra comercial a não ser pela diplomacia?



(d) Como o estado que você reside (produção agrícola e industrial) pode ser influenciado pelo atual cenário comercial global?



TERCEIRA ETAPA: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.



IMPORTANTE:

1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O vídeo poderá ser encontrado no FÓRUM VÍDEOS EXPLICATIVOS ou em Arquivos >> Material da Disciplina.

2. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.

3. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

4. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.

5. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?” Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

7. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

8. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao Professor Mediador!

 

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