MAPA – EDU – EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS – 54_2025
Precisamos compreender que os conteúdos e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, incluindo as propostas da Educação Física, devem seguir uma estrutura de planejamento alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse planejamento precisa contemplar, para essa etapa de ensino, objetivos, saberes e conhecimentos previamente estabelecidos, garantindo que estejam em consonância com as necessidades, interesses e expectativas das crianças em cada fase ou momento do seu desenvolvimento.
SOUZA, Vânia de Fátima Matias de; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; BARALDI, Élen Carla da Costa. Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
No campo da Educação Física, conforme orienta a BNCC, destaca-se a unidade temática “Brincadeiras e Jogos”, a qual possibilita às crianças vivenciarem e conhecerem diferentes formas de brincar, explorando aspectos motores, sociais, culturais e emocionais. Essa abordagem contribui para que o processo educativo valorize a diversidade cultural, fortaleça vínculos sociais e amplie o repertório lúdico, favorecendo o desenvolvimento integral na infância.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
Assim, considere os conteúdos estudados no livro didático da disciplina e a proposta da BNCC para o campo da Educação Física, em específico, os anos iniciais do ensino fundamental da Educação Básica. A partir disso, construa um plano de aula referente ao componente curricular de Educação Física para uma turma de 2° ano do ensino fundamental da Educação Básica.
A aula deve ter como UNIDADE TEMÁTICA o conteúdo BRINCADEIRAS E JOGOS, em específico. Já o OBJETO DE CONHECIMENTO e as HABILIDADES devem ser retiradas da própria BNCC.
Neste sentido, o plano de aula deve conter os seguintes tópicos:
SÉRIE: 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
TEMA: BRINCADEIRAS E JOGOS.
- OBJETO DE CONHECIMENTO: (Retirar da BNCC).
- HABILIDADES: (Escolher na BNCC).
- INTRODUÇÃO DA AULA: Desenvolva no mínimo 1 atividade.
- DESENVOLVIMENTO DA AULA: Desenvolva no mínimo 4 atividades.
- ENCERRAMENTO DA AULA: Desenvolva no mínimo 1 atividade.
- MATERIAIS UTILIZADOS: Apresente os materiais que serão utilizados nessa aula.
ATENÇÃO: Orientações para a realização da atividade
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o (a) professor (a) mediador (a) antes de entregar sua atividade;
– Leia o livro didático da disciplina e a BNCC (em específico, faça a leitura da proposta da BNCC para o componente curricular da Educação Física);
– Elabore um plano de aula de Educação Física para uma turma de 2° ANO do ensino fundamental da Educação Básica, pontuando como UNIDADE TEMÁTICA as “Brincadeiras e Jogos” e comtemplando os seguintes tópicos: 1. HABILIDADE (Buscar na BNCC); 2. OBJETO DE CONHECIMENTO (Escolher na BNCC); 3. INTRODUÇÃO DA AULA (Desenvolver); 4. DESENVOLVIMENTO DA AULA (Desenvolver); 5. ENCERRAMENTO DA AULA (Desenvolver); e 6. MATERIAIS UTILIZADOS (Desenvolver).
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade por meio do MODELO MAPA (preencha no computador os campos em destaque) que está disponibilizado no MATERIAL DA DISCIPLINA;
– A atividade deverá ser realizada individualmente;
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto;
– Utilize o livro (PDF), a BNCC e as aulas conceituais da disciplina como principais fontes de apoio;
– Cópias parciais ou total serão zeradas.
Boa atividade!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.