MAPA – EMP – NEGÓCIOS DIGITAIS – 54_2025

O comércio eletrônico é uma modalidade de negócios também denominada e-commerce. Ele está associado à “realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócios num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e da informação, atendendo aos objetivos de negócio” (Albertini, 2000, p.15).

 

Essa modalidade de negócios revolucionou o comércio. O comércio eletrônico movimentou R$ 204,3 bilhões em 2024, com crescimento de 10,5 % em relação ao ano anterior. O número de compradores online também avançou e chegou a 91,3 milhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) (Do micro ao macro, 2025). Isso demonstra o potencial desse tipo de negócios para a competitividade das empresas.  

 

Muitas são as facilidades de fazer negócios nesse tipo de comércio.  No ambiente da internet, as fronteiras territoriais são quebradas, proporcionando, além da conquista de novos clientes, a possibilidade de ser mais competitivo (Saes et al., 2019). Contudo, para isso, os dirigentes devem construir os seus modelos de negócios. Um modelo de negócio consiste em um método pelo qual a empresa constrói e usa seus recursos para oferecer aos consumidores melhor valor do que seus concorrentes, com a finalidade de gerar uma vantagem competitiva sustentável (Afuah; Tucci, 2001).

 

Quanto nos referimos ao comércio eletrônico, os modelos de negócios apresentam algumas peculiaridades e determinadas características que os tornam únicos. Algumas dessas peculiaridades são apontadas por Morethan Digital (2024), como sendo:  

 

 

 

Criação de valor através de tecnologias digitais: o valor central de um modelo de negócio digital baseia-se na utilização de tecnologias digitais. Empresas como a Amazon ou a Google são impensáveis sem a Internet. As suas ofertas, embora por vezes incluam serviços físicos ou adicionais, baseiam-se principalmente em plataformas e ferramentas digitais.

 

Aquisição e distribuição digital de clientes: os serviços e produtos são acedidos principalmente através de canais digitais. Os modelos de negócio digitais utilizam muitas vezes exclusivamente esses canais para o marketing, as vendas e o serviço ao cliente, especialmente em modelos concebidos para um rápido crescimento do número de clientes.

 

Proposta de venda única digital: o valor que os clientes veem nos serviços e ofertas digitais e pelo qual estão dispostos a pagar é um indicador de um modelo de negócio digital. O benefício para o cliente é gerado e rentabilizado digitalmente.

 

Alcance global sem fronteiras: os produtos e serviços digitais praticamente não conhecem fronteiras. Este alcance global permite que os modelos de negócios digitais se expandam sem esforço para os mercados internacionais. Embora a localização seja importante para uma melhor experiência do utilizador, muitos modelos digitais eliminam mesmo a necessidade de localização.

 

Escalabilidade: uma característica fundamental dos modelos de negócios digitais é a sua enorme escalabilidade. Os bens digitais podem ser copiados ou utilizados quase ilimitadamente, o que os distingue dos modelos de negócio tradicionais. Esta escalabilidade permite um crescimento rápido e uma penetração eficiente no mercado.

 

Sabemos que há diferentes modalidades de comércio eletrônico. Focando na modalidade B2C, ou seja, da empresa para o consumidor, que é o modelo mais comum, um modelo de negócios para esse tipo de empreendimento apresenta ainda algumas peculiaridades para garantir a competitividade. Considerando as peculiaridades de negócios digitais e do comércio eletrônico do tipo B2C:

 

1- ACRESCENTE AS CARACTERÍSTICAS DO COMÉRCIO B2C ÀS PECULIARIDADES DO MODELO DE NEGÓCIOS DIGITAL (citadas por MoreThanDigital, 2024), com base no conteúdo da unidade 2 de seu livro texto e nos links informados nas referências ao final desta atividade.

 

2- Além dos aspectos citados, é importante lembrar que um modelo de negócio das empresas B2C precisa ter uma responsabilidade com a segurança da informação.  Com base nas informações apresentadas no Quadro 3 do seu livro, na página 159, referente a problemas com a segurança da informação, DESCREVA AÇÕES QUE ESSAS EMPRESAS DEVEM TOMAR PARA GARANTIR A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, considerando os riscos que podem estar associados à segurança da informação nos negócios B2C.

 

 

 

Referências

 

 

 

AFUAH, A.; TUCCI, C. Internet business models and strategies. New York: McGraw-Hill, 2001 

 

SAES, D. X.; PAPPA, M.; AZENHA, R. Negócios digitais. Maringá: Unicesumar, 2019.  

 

ALBERTINI, A. L. Comércio eletrônico: modelo, aspecto e contribuições de sua aplicação. São Paulo: Atlas, 2000.

 

Do MICRO AO MACRO. Seis erros que atrapalham o desempenho de vendas no e-commerce. Carta Capital, 2025. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/do-micro-ao-macro/seis-erros-que-atrapalham-o-desempenho-de-vendas-no-e-commerce/. Acesso em: 17 set. 2025.

 

TALIN, B.11 11 Modelos de Negócios Digitais que deve conhecer, incluindo exemplos. MoreThanDigital, 2024. Disponível em: https://morethandigital.info/pt-pt/11-modelos-de-negocios-digitais-que-deve-conhecer-incluindo-exemplos/. Acesso em: 10 maio 2024.

 

 

 

​Orientações gerais:

 

– Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina” e aplicar os conceitos trazidos no decorrer da disciplina

 

– Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo orientativo.

 

– Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim sendo, observe as Normas ABNT.

 

– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.

 

– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.

 

– Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

 

– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para seu professor mediador por meio do “fale com o mediador”.

 

 

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