MAPA – ESOFT – ENGENHARIA DE SOFTWARE – 53_2025

 

Você foi contratado por uma empresa de tecnologia para liderar o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de biblioteca universitária. O projeto deve atender a demandas de diferentes stakeholders (alunos, professores, bibliotecários e equipe de TI), garantir a qualidade do software, utilizar práticas modernas de Engenharia de Software e aplicar conceitos de orientação a objetos. O sucesso do projeto depende da correta identificação e especificação dos requisitos, do uso adequado de modelagem UML, da adoção de boas práticas de implementação, da escolha de ferramentas apropriadas e da garantia da qualidade durante todo o ciclo de vida do software.

 

Com base nos conteúdos no livro de referência, elabore uma resposta que aborde as seguintes etapas do desenvolvimento do sistema de gerenciamento de biblioteca:

 

  1. a) Planejamento e Levantamento de Requisitos:

Descreva as técnicas que você empregaria para elicitar requisitos junto aos diferentes stakeholders, justificando suas escolhas. Apresente pelo menos dois exemplos de requisitos funcionais e dois não funcionais para o sistema.

  1. b) Modelagem UML:

Desenvolva, em texto ou pseudodiagrama, ou imagem, um Diagrama de Casos de Uso contemplando pelo menos três atores e quatro casos de uso essenciais para o sistema. Em seguida, elabore um Diagrama de Classes simplificado (em pseudodiagrama, texto ou imagem), identificando as principais classes, atributos e métodos, demonstrando a aplicação dos pilares da orientação a objetos (herança, encapsulamento, abstração e polimorfismo).

  1. c) Implementação e Boas Práticas:

Explique como você aplicaria boas práticas de codificação, controle de versão e uso de ferramentas no desenvolvimento do sistema. Cite exemplos de ferramentas que poderiam ser utilizadas e justifique sua escolha.

  1. d) Garantia da Qualidade:

 

Descreva como você estruturaria o processo de testes (tipos de testes, automação, critérios de aceitação) e como garantiria a qualidade e a consistência do software entregue, considerando as dimensões de qualidade.

 

Estruture em tópicos (a, b, c, d), respondendo de forma clara, objetiva e fundamentada, e envie as respostas no template da atividade fornecido em seu ambiente.

 

Utilize exemplos práticos e demonstre domínio técnico dos conceitos.

Relacione teoria e prática, conectando os conteúdos das três primeiras unidades do material.

Valorize a comunicação, a rastreabilidade dos requisitos e a aplicação dos pilares da orientação a objetos.

MAPA - ESOFT - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 53_2025

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

MAPA - ESOFT - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 53_2025 ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.