MAPA – FAR – TECNOLOGIA FARMACÊUTICA – 54_2025
MAPA DE TECNOLOGIA FARMACÊUTICA
CARO(A) ALUNO(A), seja bem-vindo (a) à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Tecnologia Farmacêutica.
Instruções iniciais
– Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções constantes neste modelo.
– Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que foi disponibilizado na “Sala do Café”.
CONTEXTUALIZAÇÃO
“É importante frisar que a regulamentação farmacêutica é dinâmica, cabendo ao profissional manter-se atualizado e capacitado para atender às normas vigentes e às premissas de qualidade que são mutáveis no tempo e no espaço, de acordo com as necessidades e demandas da comunidade em que a farmácia está inserida.
O responsável técnico e os demais farmacêuticos que atuam na farmácia magistral devem ter completo domínio dos processos, da estrutura, da legislação, dos fluxos, da documentação e dos sistemas de gestão da qualidade e da orientação farmacêutica, de modo a assegurar produtos e serviços que atendam à tríade de qualidade, eficácia e segurança.”
Fonte: Conselho Federal de Farmácia. Guia prático do farmacêutico magistral. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2017.
O QUE DEVE SER FEITO NESTA ATIVIDADE?
Considerando essas informações, imagine que você trabalha em uma farmácia de manipulação no centro da cidade, e é o responsável técnico do local. Hoje será um dia movimentado: além de gerenciar a produção, precisa orientar a equipe sobre boas práticas, EPI, pesagem, preparo de soluções e suspensões e ainda resolver situações específicas de pacientes.
Ao chegar, inicia sua jornada revisando as ordens de manipulação recebidas na noite anterior:
Prescrição 1 – Um xarope para um paciente pediátrico com tosse crônica. Ao verificar o histórico do paciente, descobre que ele tem 9 anos, está em acompanhamento pelo otorrinolaringologista e pelo pneumologista, além disso possui diabetes tipo 1.
Prescrição 2 – Uma solução aquosa contendo clorfeniramina, para um paciente adulto em crise alérgica utilizar 20 gotas de 8 em 8 horas. O paciente não relatou comorbidades. O sistema da farmácia já informa na ordem que se trata de um ativo de baixa solubilidade em água.
Prescrição 3 – Azitromicina para um idoso com disfagia. Por possuir dificuldade de deglutição, a azitromicina deve ser manipulada em uma suspensão. Por sua baixa solubilidade e estabilidade, deve conter avisos específicos para a administração e armazenamento no rótulo.
Prescrição 4 – Solicitação da produção da base de xarope simples convencional, que será utilizada como veículo para a posterior adição de extrato de Malva sylvestris (malva) e extrato de Matricaria recutita (camomila), destinados ao alívio de irritações de garganta. O preparo deve garantir estabilidade, palatabilidade e segurança, servindo de base adequada para incorporação dos extratos vegetais.
Durante a manhã, você também precisa supervisionar o laboratório, onde os técnicos irão passar por treinamento periódico, precisando executar a pesagem de sólidos e medição de líquidos, registrando os resultados para avaliar a consistência do processo. Esta etapa é muito importante no controle de qualidade do processo de manipulação de cada um dos funcionários.
No meio da rotina, uma inspeção da vigilância sanitária é anunciada e você terá de demonstrar que a farmácia cumpre com as Boas Práticas de Manipulação e mantém POP atualizados, além de todas as outras verificações de rotina.
MATERIAIS COMPLEMENTARES
– Certificação e Fiscalização da ANVISA, disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/certificacao-e-fiscalizacao/compilado-procedimentos-SNVS/005/anexo-i-pop-q-snvs-005-rev-3-modelo-pop-gerenc-de-documento.pdf (copie o link e cole no seu navegador) e em material da disciplina.
MDD Saúde – Farmácia – Práticas, disponível em: https://sites.google.com/unicesumar.com.br/protocolos-pratica-farmacia/mdd-sa%C3%BAde#h.tfdu6465kj5 (copie o link e cole no seu navegador) e no fórum da disciplina.
DESENVOLVENDO O TRABALHO
Após ler atentamente essas informações, faça o que se pede:
- Com base nos resultados de 5 medições de volumes líquidos (água destilada em proveta de 10 mL) e de 5 medições consecutivas de pesagem de sólidos (lactose), RESPONDA:
- a) Calcule a média dos valores obtidos em cada tabela (líquidos e sólidos) e apresente o resultado.
- b) Calcule o desvio padrão para cada conjunto de dados e apresente o resultado.
- c) Calcule o coeficiente de variação para cada conjunto de dados e apresente o resultado.
- d) De acordo com os dados obtidos acima, os processos de pesagem e medição estão dentro do critério de precisão aceitável? Justifique sua resposta.
- De acordo com a manipulação de formulações líquidas, responda ao que se pede:
- a) Cite qual deve ser o veículo da primeira formulação e justifique com base no histórico clínico do paciente.
- b) Cite 2 excipientes usados para melhorar a palatabilidade em medicamentos líquidos pediátricos.
- c) Explique o conceito de Q.S. e Q.S.P.
- d) Descreva como deve ser realizada a solubilização da clorfeniramina, para a segunda prescrição, até a adição da água q.s.p.
- e) Por que suspensões devem ser agitadas antes de usar?
- f) Cite quais são os tipos de estabilizantes e conservantes que podem ser utilizados para melhorar a estabilidade de uma formulação líquida e como cada um age para promover essa conservação.
3) Com base nas práticas realizadas em laboratório e nos conceitos de Boas Práticas de Manipulação, elabore um Procedimento Operacional Padrão (POP) detalhado para o preparo do xarope simples convencional, contemplando todas as etapas necessárias à manipulação de formas farmacêuticas líquidas (Modelo do POP no Material da Disciplina).
4) REFERÊNCIAS
Neste tópico, insira as referências, nas normas da ABNT, que foram utilizadas para elaborar o seu MAPA.
BOM TRABALHO!!!
ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado
→ O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Sugerimos enviar no formato PDF.
→ SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
→ A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, faça tudo com cuidado, responda a demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.
Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .PDF para evitar incompatibilidades.
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex.: MAPA_TF_JoseLemos.pdf
Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
→ Salve o comprovante de envio da atividade, clicando em Imprimir, acima do cabeçalho da atividade.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
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