MAPA – FISIO – FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA – 54_2025

Olá Aluno(a)!

Bem-vindo(a) a atividade MAPA.

O desenvolvimento motor e suas fases.

Falar sobre desenvolvimento humano exige, primeiramente, o respeito à individualidade de cada pessoa e aos estímulos que ela recebe ao longo da vida. Compreender que existem fases e uma média esperada para a aquisição de habilidades nos orienta no processo de avaliação, possibilitando a elaboração de um plano de intervenção adequado, além de fornecer subsídios para orientar pais e cuidadores.

Segundo os autores Gallahue e Ozmun, pensar no desenvolvimento por meio da metáfora da ampulheta permite visualizar os comportamentos motores esperados ao longo do tempo, servindo como guia para identificar padrões típicos e atípicos nas diferentes fases do desenvolvimento.

Elaborado pelo professor/2025

 

Orientação: Para responder as perguntas a seguir utilize o livro base da disciplina, as aulas conceituais e ao vivo.

 

Etapa 1

1-Descreva as fases de desenvolvimento com suas particularidades e atenção.

2-Descreva os reflexos primitivos e posturais.

​Etapa 2

Nesta etapa, analise os casos clínicos a seguir e responda às questões propostas.

CASO CLÍNICO 1

Maria levou seu filho ao atendimento fisioterapêutico para avaliação do desenvolvimento motor. Durante a anamnese, relatou que o bebê está ativo e atento ao ambiente, observando pessoas e objetos ao redor. Conta também que ele passa bastante tempo olhando suas próprias mãos e às vezes as leva à boca.

Avaliação: Reflexo de Preensão Palmar: presente, Reflexo de Preensão Plantar: presente, Reflexo Cutâneo-Plantar (Reflexo de Babinski): presente, Reflexo da Procura: presente, Reflexo de Sucção: presente, Reflexo de Moro: presente, Reflexo Tônico-Cervical Assimétrico (RTCA): presente, Reação Cervical de Endireitamento: presente. Reações de Labiríntica (Óptica de Retificação): presente.

O lactente apresentou postura simétrica, movimentando braços e pernas de forma coordenada. Ao ser colocado em posição supina, foi capaz de manter a cabeça na linha média por algum tempo, embora em alguns momentos a gire para um dos lados. Já em posição prona, sustentou a cabeça a cerca de 45º, apoiando-se nos antebraços, com leve oscilação. Além disso, conseguiu segurar um brinquedo colocado em sua mão, embora sem utilizá-lo de forma intencional.

Com base nas observações clínicas, qual é a idade motora aproximada desse lactente?

 

CASO CLÍNICO 2
 

Patrícia leva seu filho, João, para uma consulta de rotina com o fisioterapeuta. Ela está satisfeita com o desenvolvimento do bebê e gostaria de uma avalição para confirmar. João nasceu a termo, com um parto normal.

Avaliação: Reflexo de Moro: Ausente; reflexo Palmar: presente, mas agora João consegue soltar o objeto intencionalmente quando o fisioterapeuta o oferece; Reflexo de Sucção: forte e bem coordenado; Reflexo de Galant: Ausente; Reflexo de Landau: Presente, com boa extensão do tronco e membros superiores; Reflexo de Deambulação: Presente, mas com movimentos mais coordenados e menos espasmódicos do que em bebês mais novos.

Sustenta a cabeça com firmeza em todas as posições, rola facilmente da posição de decúbito dorsal para ventral e vice-versa. Consegue sentar-se sozinho sem apoio, mantendo o tronco ereto por períodos prolongados. Começa a se apoiar sobre as mãos e joelhos balançando para frente e para trás, demonstrando intenção de engatinhar. Alcança objetos com as duas mãos, transfere objetos de uma mão para outra e demonstra interesse em explorar objetos com a boca e as mãos. Começa a desenvolver a pinça com o polegar e o indicador para pegar objetos pequenos.

Com base nas observações clínicas, qual é a idade motora aproximada desse lactente?

CASO CLÍNICO 3

Carla leva sua filha, Sófia, para uma avaliação com o fisioterapeuta, pois está curiosa sobre como está o desenvolvimento motor dela e quer ter certeza de que tudo está correndo bem.

Avaliação:

-Reflexo de Moro ausente. Reflexo de preensão palmar com soltura voluntária.

Marcos motores: Sustenta cabeça firmemente em decúbito ventral e ao ser segurada no colo. Rola da posição de barriga para cima para barriga para baixo. Tenta sentar quando puxada pelos braços, mas ainda não mantém sozinha por muito tempo. Alcança objetos e os leva á boca.

Com base nas observações clínicas, qual é a idade motora aproximada da Sofia?

​​Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

  1. 1. Leia o livro da disciplina.
  2. 2. Assista às aulas conceituais.
  3. 3. Assista ao video de orientações para a realização da atividade. Link de acesso: https://www.youtube.com/shorts/1oM8cfwufnI  (copiar e colar no navegador de internet).
  4. 4. Baixe o “Modelo de entrega do MAPA”, disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
  5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço especifico da atividade MAPA.
  6. 6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
  7. 7. Evite plagio de informações, lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros academicos, sem devidas referencias, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referencias, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.

Bom trabalho!

 

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