MAPA – FISIO – FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM – 54_2025

 

Olá, caro estudante! Tudo bem?

Seja bem-vindo ao MAPA da disciplina de Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem.

 

A incontinência urinária (IU) é considerada um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas, sobretudo mulheres idosas, com impacto expressivo na qualidade de vida (Sociedade Brasileira De Urologia, 2021). Definida pela Sociedade Brasileira de Incontinência (SBI) como a perda involuntária de urina, a IU associa-se a repercussões físicas, psicológicas e sociais que muitas vezes são subestimadas (Tamanini et al., 2009). Estima-se que sua prevalência varie entre 25% e 45% em mulheres idosas, sendo mais comuns a incontinência de esforço e a forma mista (Sociedade Brasileira De Urologia, 2021). Além dos sintomas clínicos e do comprometimento da funcionalidade, a incontinência urinária também gera efeitos subjetivos relevantes, como depressão, ansiedade, baixa autoestima e isolamento social. Pesquisas apontam que entre 28% e 62% das mulheres idosas com IU apresentam sintomas depressivos, e que sentimentos de vergonha e constrangimento frequentemente restringem sua participação em atividades sociais e recreativas, intensificando o impacto negativo sobre a qualidade de vida (Silva et al., 2022; Garcia et al., 2021).

 

Nesta atividade, você terá a oportunidade de vivenciar na prática como um instrumento científico pode revelar o impacto da incontinência urinária na vida de mulheres idosas. O King’s Health Questionnaire (KHQ) é um questionário internacionalmente validado e amplamente utilizado na área da saúde da mulher, justamente por avaliar de forma abrangente a qualidade de vida em diferentes domínios.

 

Sua tarefa será aplicar o KHQ em uma mulher com idade igual ou superior a 50 anos (pode ser familiar, vizinha, conhecida ou paciente atendida em estágio/sala de prática). Não será necessária nenhuma intervenção clínica, apenas a aplicação cuidadosa do questionário, o registro das respostas e a análise descritiva dos resultados obtidos.

 

Ao realizar esta atividade, você compreenderá a importância de utilizar instrumentos padronizados e validados na prática fisioterapêutica, pois eles permitem não apenas mensurar sintomas, mas também reconhecer o impacto funcional, emocional e social da condição, favorecendo uma visão integral da paciente e subsidiando futuras tomadas de decisão clínica.

 

Abaixo você encontrará o Questionário que deverá aplicar:

 

  1. I) Atividade Mapa/ Aplicação do Questionário a uma mulher com mais de 50 anos.

 

Parte 1 – Percepção Geral da Saúde

Em geral, como você classificaria sua saúde? (  ) Excelente (  )Muito boa (  )Boa (  )Razoável (  )Ruim

 

Parte 2 – Impacto da Incontinência Urinária

Em que medida os problemas urinários afetam sua vida? (  )Nada (  )Um pouco ( )Moderadamente(  ) Muito

 

Parte 3 – Escalas Multi-itens

Limitações nas atividades diárias: (  )Nada (  )Um pouco ( )Moderadamente(  ) Muito

Limitações físicas:  (  )Nada (  )Um pouco ( )Moderadamente(  ) Muito

Limitações sociais:  (  )Nada (  )Um pouco ( )Moderadamente(  ) Muito

Relações pessoais: (  ) não se aplica (  )Nada (  )Um pouco ( )Moderadamente(  ) Muito

 

Parte 4- Emoções

Nervosa : (  )Nada (  )Um pouco ( )Moderadamente(  ) Muito

Deprimida: (  )Nada (  )Um pouco ( )Moderadamente(  ) Muito

Constrangida : (  )Nada (  )Um pouco ( )Moderadamente(  ) Muito

Irritada: (  )Nada (  )Um pouco ( )Moderadamente(  ) Muito

 

Parte 5- Sono e disposição

Sono: (  )Nada (  )Um pouco ( )Moderadamente(  ) Muito

Energia: (  )Nada (  )Um pouco ( )Moderadamente(  ) Muito

 

Parte 6- Medidas de gravidade

Uso de absorventes: (  )Nunca (  ) as vezes (  ) frequentemente (  ) sempre

Molhar-se: (  )Nunca (  ) as vezes (  ) frequentemente (  ) sempre

Troca de roupa: (  )Nunca (  ) as vezes (  ) frequentemente (  ) sempre

Medo de cheiro de urina: (  )Nunca (  ) as vezes (  ) frequentemente (  ) sempre

 

Parte 7 – Sintomas urinários específicos

Nas últimas 4 semanas, você apresentou algum dos sintomas abaixo?

Perda de urina ao tossir ou espirrar: (  )Nunca (  )Raramente (  ) Às vezes (  ) Frequentemente (  )Sempre

Perda de urina ao fazer esforço físico ou rir: (  )Nunca (  )Raramente (  ) Às vezes (  ) Frequentemente (  )Sempre

Perda de urina antes de chegar ao banheiro: (  )Nunca (  )Raramente (  ) Às vezes (  ) Frequentemente (  )Sempre

Perda de urina durante o sono: (  )Nunca (  )Raramente (  ) Às vezes (  ) Frequentemente (  )Sempre

Perda contínua de urina: (  )Nunca (  )Raramente (  ) Às vezes (  ) Frequentemente (  )Sempre

Necessidade frequente de urinar durante o dia: (  )Nunca (  )Raramente (  ) Às vezes (  ) Frequentemente (  )Sempre

Necessidade de urinar várias vezes à noite: (  )Nunca (  )Raramente (  ) Às vezes (  ) Frequentemente (  )Sempre

Urgência para urinar: (  )Nunca (  )Raramente (  ) Às vezes (  ) Frequentemente (  )Sempre

Dor na bexiga ou uretra: (  )Nunca (  )Raramente (  ) Às vezes (  ) Frequentemente (  )Sempre

Dificuldade para esvaziar a bexiga: (  )Nunca (  )Raramente (  ) Às vezes (  ) Frequentemente (  )Sempre

 

II- Análise das informações:

 

Após aplicar o King’s Health Questionnaire (KHQ) reflita sobre os resultados obtidos relacionando com as respostas do questionário qualidade de vida e incontinência urinária.

Responda às seguintes questões norteadoras:

 

  1. A) Qual aspecto da vida parece mais comprometido a partir das respostas obtidas?
  2. B) Houve algum domínio preservado que indique que a IU não afetou a qualidade de vida e as atividades desta mulher?
  3. C) De que forma os achados reforçam a importância da atuação da Fisioterapia na saúde da mulher?

 

 

​Desejo a todos uma excelente atividade, aproveitem ao máximo a oportunidade de aprendizado!

Profª Elaine

 

​​Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

  1. 1. Leia o livro da disciplina.
  2. 2. Assista às aulas conceituais.
  3. 3. Assista ao video de orientações para a realização da atividade. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=S7i-nAcShc4  (copiar e colar no navegador de internet).
  4. 4. Baixe o “Modelo de entrega do MAPA”, disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
  5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço especifico da atividade MAPA.
  6. 6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
  7. 7. Evite plagio de informações, lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros academicos, sem devidas referencias, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referencias, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.

 

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