MAPA – FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO – 54_2025

 

A fisiologia humana e do exercício é uma área fundamental para a formação do educador físico, seja ele bacharel, voltado para o treinamento, prescrição de exercícios e promoção da saúde em diferentes contextos, ou licenciado, direcionado para a prática pedagógica na escola e para a formação integral dos estudantes por meio do movimento. Compreender como o organismo funciona em repouso e durante o exercício permite ao profissional interpretar respostas agudas, reconhecer adaptações crônicas ao treinamento e, a partir disso, planejar intervenções eficazes e seguras. Essa compreensão envolve desde o estudo da bioenergética e do metabolismo até os sistemas cardiorrespiratório, muscular e endócrino, que trabalham de forma integrada para manter a homeostase e sustentar o desempenho físico.

ARDENGUE, Mariana; LUZ, Suelen R., Fisiologia geral e do movimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

 

Nesta atividade, você será desafiado(a) a responder questões discursivas que contemplam os principais temas do livro da disciplina.

 

Orientações gerais:

-Leia com atenção a solicitação da pergunta e responda sempre de forma simples e objetiva.

-Muitas perguntas são interpretativas, assim, é necessário que você entenda o conteúdo solicitado na questão, para conseguir elaborar sua resposta.

-Utilize o arquivo MODELO MAPA – FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO disponível na pasta Material da Disciplina, para responder esta atividade.

-Utilize o livro em PDF (disponível dentro do ambiente da disciplina) para elaborar suas respostas.

-Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível dentro do ambiente da disciplina.

 

Tema 1 – Bioenergética e metabolismo do exercício

  1. Preencha o quadro a seguir, considerando as características das vias de ressíntese de ATP:
  ATP-CP Glicólise anaeróbia Sistema oxidativo
Dependente de O2      
Substrato(s)

Utilizado(s)

     
Local onde a via acontece      
Velocidade de ressíntese de ATP      
Quantidade de ATP      

 

  1. Quando iniciamos uma atividade física ou um exercício físico a exigência energética aumenta, impondo desafios as vias metabólicas. Nesse contexto, explique o que significa o período descrito como “déficit de oxigênio”.
  2. A intensidade e a duração do exercício são os dois principais fatores que determinam qual via metabólica predominara durante a atividade ou exercício físico. A partir disso, descreva qual via metabólica de ressíntese de ATP predomina em cada modalidade esportiva apresentada a seguir:
  3. a) Maratona (aproximadamente 2 horas de prova): 
  4. b) 100 metros rasos na natação (aproximadamente 50 segundos de prova)
  5. c) 100 metros rasos no atletismo (aproximadamente 10 segundos de prova):
  6. d) 800 metros com barreiras no atletismo (aproximadamente 1m e 35 segundos):

 

Tema 2 – Sistemas cardiorrespiratório e suas respostas ao exercício

  1. Descreva de forma simples e objetiva qual a função do sistema respiratório e do sistema cardiovascular no fornecimento de O2.
  2. 2. Durante o exercício, o sistema cardiorrespiratório realiza uma série de ajustes imediatos, denominados respostas agudas ao exercício, cujo principal objetivo e fornecer mais oxigênio aos músculos e, assim, gerar mais energia para manter a atividade física. Considerando essas informações, responda:
  3. a) Qual é a resposta aguda da Frequência cardíaca (FC) durante um exercício contínuo.
  4. b) O que é Débito Cardíaco (DC) e qual a resposta dessa variável durante o exercício físico?
  5. c) O que acontece com o fluxo sanguíneo durante o exercício físico?
  6. d) O que significa a sigla “VO2” e o que essa variável representa?

 

Tema 3 – Sistema muscular e exercício

  1. 1. A contração muscular pode ser classificada em diferentes tipos, conforme a relação entre a forca gerada pelo musculo e o movimento resultante. Cite e descreva os três tipos de contração muscular, apresentando um exemplo de cada.
  2. Cite 3 adaptações crônicas (estruturais e/ou funcionais) que ocorrem com a pratica regular do exercício ao longo do tempo, no musculo esquelético.

 

Tema 4 – Sistema endócrino e exercício

  1. 1. O cortisol e a testosterona são hormônios que possuem papéis relevantes no metabolismo, na adaptação ao esforço e na regulação de processos corporais. Esses hormônios diferem quanto ao local de produção, composição química e forma de atuação, refletindo funções específicas no organismo. Preencha o quadro a seguir, descrevendo o que se pede.
  Testosterona Cortisol
Local onde é produzido  

 

 
Estrutura química  

 

 
Classificação da ação  

 

 
Funções principais  

 

 
Respostas principais ao exercício  

 

 

 

Tema 5 – Exercício físico e variáveis fisiológicas

  1. 1. O que é o VO2máx (o que ele representa) e como ele pode ser utilizado na prática profissional?
  2. Como a FCmáx pode ser utilizada na prática profissional?
  3. Como a escala de Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) pode ser utilizada na pratica profissional?

 

Orientações finais:

-Cópias parciais ou totais serão zeradas.

-Poste seu arquivo em formato word (.doc) ou PDF. Outros formatos não serão aceitos.

-Certifique-se se o arquivo enviado está correto. Se houver algum problema na postagem, comunique ao seu mediador, com urgência, pois após a finalização do prazo, não há como alterar o arquivo. Se seu arquivo for enviado de maneira incorreta, você poderá ficar sem nota.

-Todas as atividades do curso são avaliadas conforme a solicitação. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações pode acarretar algum desconto na nota.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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