MAPA – FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA – 54_2025
Olá, estudante!
Seja bem-vindo à atividade M.A.P.A. (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Fundamentos de Farmacologia.
Instruções iniciais:
– Utilize o formulário de resposta padrão do M.A.P.A. para realizar esta atividade. Ele se encontra disponível para download em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções que constam no formulário.
– Assista aos vídeos de instruções para a realização do M.A.P.A., disponíveis na “Sala do Café”.
CONTEXTUALIZAÇÃO
A farmacocinética pode ser definida como a medida e a interpretação formal de alterações temporais nas concentrações de um fármaco em uma ou mais regiões do organismo em relação à dose administrada (“o que o organismo faz com o fármaco”). Isso a distingue da farmacodinâmica (“o que o fármaco faz com o organismo”; ou seja, eventos consequentes à interação do fármaco com o seu receptor e outros pontos primários de ação). Essa distinção é útil, embora as palavras causem descontentamento aos puristas etimológicos. A palavra “farmacodinâmica” teve sua primeira citação em um dicionário em 1890 (“relacionada com os poderes ou efeitos dos fármacos”), enquanto os estudos farmacocinéticos somente se tornaram possíveis na segunda metade do século XX com o desenvolvimento de técnicas analíticas físico-químicas sensíveis, específicas e acuradas, especialmente a cromatografia de alta eficiência e a espectrometria de massa, para a medida das concentrações do fármaco nos fluidos biológicos. A evolução temporal da concentração de um fármaco após a sua administração depende dos processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção.
Fonte: RITTER, J. M. et al. Rang & Dale Farmacologia. 10. ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2025.
Maria, 35 anos, foi ao médico com queixas de dor de cabeça frequente. O profissional prescreveu um analgésico oral para uso diário. Durante a consulta, Maria perguntou ao médico como o medicamento age no organismo e por que ele precisa ser tomado em horários específicos. O médico explicou que o efeito terapêutico depende de como o fármaco é absorvido, distribuído, metabolizado e eliminado pelo corpo.
Considerando a farmacocinética, RESPONDA:
- ELABORE um fluxograma demonstrando as etapas do processo farmacocinético de um fármaco administrado por via oral: absorção, distribuição, metabolismo (ou biotransformação) e excreção, sem especificar uma classe de medicamento.
O fluxograma deve apresentar uma definição de cada das etapas e anotações explicativas sobre fatores que podem alterar cada processo (ex.: idade, genética, outros medicamentos).
– Dicas de organização: Use setas para indicar a sequência das etapas; diferencie cada etapa com cores e formas. Você pode desenhar o fluxograma à mão ou utilizando programas de computador (word, powerpoint, canva, etc).
- A etapa de absorção de um fármaco é influenciada pelo pH do meio e pelo pKa da substância. Considerando o equilíbrio ácido-base, INDIQUE E JUSTIFIQUE em qual local do trato gastrointestinal (estômago ou intestino) o fármaco permanecerá predominantemente em sua forma molecular, favorecendo a absorção.
– Fármaco é uma base fraca, pKa = 6,8
– pH do estômago = 1,5
– pH do duodeno = 8,0
- A ligação às proteínas plasmáticas é um fator determinante na distribuição dos fármacos. Considere a seguinte situação:
– O paciente recebe inicialmente o fármaco A, cuja taxa de ligação à albumina é de 70%.
– Em seguida, recebe o fármaco B, cuja taxa de ligação à albumina é de 95%.
Com base nesses dados, EXPLIQUE o que ocorre na competição entre os dois fármacos pela albumina e quais as consequências para as respostas farmacológicas no sangue e nos tecidos.
ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado:
→ O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “M.A.P.A.” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. **SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO**. De preferência para o formato PDF!
→ A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça tudo com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.
Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades.
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex: MAPA_Farmacologia_Maria.pdf.
Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade, ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo.
→ Após a finalização, imprima o comprovante de finalização, clicando em IMPRIMIR > COMPROVANTE DE FINALIZAÇÃO, no canto superior direito da página da atividade.
→ Diante de qualquer problema na hora do envio, entre em contato imediatamente pelo Fale com o Mediador!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.