MAPA – GEO – GEOPROCESSAMENTO – 54_2025
O geoprocessamento é uma ferramenta tecnológica que permite a coleta, o armazenamento, a análise e a representação de dados espaciais. No ensino de Geografia, seu uso contribui para o desenvolvimento do raciocínio espacial e para a compreensão da dinâmica do espaço geográfico. Com base nisso, elabore um plano de aula sobre o uso do geoprocessamento no ensino de Geografia, destacando suas potencialidades, desafios e aplicações práticas no contexto escolar. Para isso, tenha como base a seguinte estrutura:
1) Tema da Aula: abordar temas da geografia que possam ser trabalhados em sala de aula por meio do geoprocessamento.
2) Ano/Série: escolher entre alunos do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.
3) Objetivos de aprendizagem: definir habilidades e competências, baseadas na BNCC (consultar documento no Material da Disciplina).
4) Conceitos de geoprocessamento integrados: descrever os conceitos abordados, como uso de imagens de satélite, georreferenciamento, dados vetoriais e matriciais, cartografia digital etc.
5) Metodologia de ensino: explicar como a tecnologia será usada, ao mencionar instrumentos como Google Earth Pro, QGIS, mapas digitais, imagens do IBGE etc.
6) Sequência didática: explicar como o conteúdo será abordado e associar aos instrumentos tecnológicos utilizados.
7) Recursos didáticos: mencionar quais recursos serão utilizados, como lousa, computador, internet, projetor, giz, caneta etc.
8) Avaliação: detalhar quais serão os critérios para avaliar os alunos.
9) Referências utilizadas: utilizar ao menos uma referência bibliográfica para fundamentar as ideias.
Orientações:
– Desenvolva o plano de aula de acordo com todos os critérios solicitados.
– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
– Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático e do material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina.
– Desenvolva o seu texto no Template disponibilizado no Material da Disciplina.
– Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
– Formate seu roteiro com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
– O formato do arquivo deve ser “texto” (doc ou docx).
Atenção:
– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”.
– Após “Finalizar a Atividade”, não será possível reenviar ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Bom trabalho!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
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