MAPA – GEO – GEOPROCESSAMENTO – 54_2025

O geoprocessamento é uma ferramenta tecnológica que permite a coleta, o armazenamento, a análise e a representação de dados espaciais. No ensino de Geografia, seu uso contribui para o desenvolvimento do raciocínio espacial e para a compreensão da dinâmica do espaço geográfico. Com base nisso, elabore um plano de aula sobre o uso do geoprocessamento no ensino de Geografia, destacando suas potencialidades, desafios e aplicações práticas no contexto escolar.​ Para isso, tenha como base a seguinte estrutura: 

 

1) Tema da Aula: abordar temas da geografia que possam ser trabalhados em sala de aula por meio do geoprocessamento. 

 

2) Ano/Série: escolher entre alunos do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio. 

 

3) Objetivos de aprendizagem: definir habilidades e competências, baseadas na BNCC (consultar documento no Material da Disciplina).

 

4) Conceitos de geoprocessamento integrados: descrever os conceitos abordados, como uso de imagens de satélite, georreferenciamento, dados vetoriais e matriciais, cartografia digital etc.

 

5) Metodologia de ensino: explicar como a tecnologia será usada, ao mencionar instrumentos como Google Earth Pro, QGIS, mapas digitais, imagens do IBGE etc.

 

6) Sequência didática: explicar como o conteúdo será abordado e associar aos instrumentos tecnológicos utilizados. 

 

7) Recursos didáticos: mencionar quais recursos serão utilizados, como lousa, computador, internet, projetor, giz, caneta etc. 

 

8) Avaliação: detalhar quais serão os critérios para avaliar os alunos. 

 

9) Referências utilizadas: utilizar ao menos uma referência bibliográfica para fundamentar as ideias. 

 

​Orientações:

 

– Desenvolva o plano de aula de acordo com todos os critérios solicitados.

 

– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.

 

– Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático e do material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina.

 

– Desenvolva o seu texto no Template disponibilizado no Material da Disciplina.

 

– Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto.

 

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

 

– Formate seu roteiro com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.

 

– O formato do arquivo deve ser “texto” (doc ou docx).

 

 

 

Atenção:

 

– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”.

 

– Após “Finalizar a Atividade”, não será possível reenviar ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 

 

 

Bom trabalho!

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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