MAPA – GERON – FARMACOLOGIA APLICADA A GERONTOLOGIA – 54_2025

 

Imagine um idoso que toma remédios para pressão, diabetes, colesterol, dores nas articulações e ansiedade. Quantos comprimidos ele consome por dia? Esse cenário é chamado de polifarmácia. Em termos mais técnicos, a polifarmácia é definida como o uso simultâneo de cinco ou mais medicamentos como resultado de múltiplas comorbidades, consultas com diferentes especialidades médicas, automedicação, e principalmente do uso de medicamentos além daqueles recomendados no atendimento clínico. (Andrade et al., 2024)

 

Fonte: ANDRADE, R. C. de et al. Polifarmácia, medicamentos potencialmente inapropriados e a vulnerabilidade de pessoas idosas. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 27, p. e230191, 2024.

 



Vamos à atividade:



Os Estudos de Caso são relatos interessantes e que põem em perspectiva conceitos apresentados na teoria, diretamente, na prática. No momento, você, como profissional de gerontologia, está atuando como avaliador clínico de dois Estudos de Caso (links a seguir) que envolvem duas pessoas idosas. Desse modo, foram pedidos alguns questionamentos quanto ao tema apresentado nos estudos.



Estudo de Caso 1: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20170706_114405.pdf

 

Estudo de Caso 2: https://revistaft.com.br/avaliacao-da-polifarmacia-em-idosa-projeto-de-caso-clinico



Questionamento 1



Ambos os estudos de caso tratam do conceito de polifarmácia. Explique como a polifarmácia se enquadra nos estudos de caso e as conclusões chegadas nos estudos. De forma geral, também explique qual a influência da polifarmácia na farmacologia e como pode afetar negativamente o idoso.



Questionamento 2



Liste as principais doenças crônicas que foram examinadas nos dois estudos de caso. Escolha um fármaco de cada estudo de caso utilizados no tratamento de uma das doenças crônicas discutidas, e crie uma ficha de medicamento, contendo as seguintes informações:



Nome do fármaco.

– A via de administração.

– Qual alvo principal o medicamento interage.

– Onde é metabolizado e eliminado.

– Complicações com dosagem alta.

– Necessidade de receita.

– Disponibilidade do mesmo na Farmácia do SUS do seu Estado.



Questionamento 3



Após as respostas dos questionamentos dos Estudos de Caso, você, como profissional da área, decide divulgar e conscientizar de forma científica a sua comunidade sobre algo muito comum que acontece em casos de polifarmácia e pessoas idosas: a automedicação. Crie um folheto de UMA página sobre os perigos da automedicação, explicando o que é automedicação, os seus efeitos nocivos em idosos, dando exemplos do porquê é perigoso e pelo menos duas orientações de como evitar esse problema. O folheto pode ser feito em Word/PowerPoint e Canva.



ENTREGA DA ATIVIDADE (O QUE DEVE SER ENVIADO):

Questionamento 1: Explicação sobre a polifarmácia nos estudos de caso + influência da polifarmácia na farmacologia e nos idosos.

Questionamento 2: Listagem das doenças crônicas + ficha de medicamento de um fármaco de cada estudo.

Questionamento 3: Folheto (1 página) sobre automedicação em idosos, com definição, riscos e pelo menos duas orientações de prevenção em Word/PowerPoint e/ou Canva anexado ao formulário padrão.



ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

1. Um vídeo explicativo sobre a atividade MAPA está disponível no ambiente da disciplina para auxiliá-lo no processo de criação e desenvolvimento.

2. A atividade MAPA deve ser realizada no Template (Formulário Padrão), disponível no ambiente da disciplina em no máximo três laudas.

3. Após o envio da atividade, não serão permitidas alterações ou reenvios. Portanto, revise atentamente seu arquivo antes de enviar, pois você terá apenas uma tentativa.

4. Atenção: cópias de materiais sem as devidas referências e cópias de outros estudantes, serão automaticamente zeradas. Toda citação ou referência, mesmo que proveniente do livro da disciplina, deve seguir as normas da ABNT.

5. Procure esclarecer suas dúvidas com antecedência, entrando em contato com a mediação, para garantir que conseguirá realizar a atividade conforme o conteúdo exigido.

6. Fique atento ao prazo de entrega! Evite deixar para enviar a atividade na última hora, pois problemas com internet, computador ou software não serão aceitos como justificativa.



Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao Professor Mediador pelo Fale com o Mediador.



Boa atividade!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.