MAPA – GH – ACREDITAÇÃO HOSPITALAR – 54_2025

O tema desta atividade é NÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO DA ACREDITAÇÃO ONA.

Segundo o Manual da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o seu método de avaliação dispõe de três processos de acreditação, em quais, após análise do cumprimento de critérios previamente estabelecidos, o serviço de saúde poderá ser certificado como: Nível 1 – Acreditado, Nível 2 – Acredito Pleno ou Nível 3 – Excelência em Gestão. O serviço de saúde pode obter o Nível 2 ou Nível 3 já no primeiro processo de avaliação. Ou pode iniciar com Nível 1 e, após melhorias, solicitar nova visita para upgrade de nível (ONA, 2022).

ATIVIDADE: Tendo conhecimento sobre quais critérios são observados em cada nível de Acreditação, suponha que você atue como Gerente do Setor de Qualidade de uma instituição e receba uma importante demanda da Superintendência do Hospital: realizar apoio intensivo ao setor de Tecnologia de Informação (TI). Esse setor teve uma série de apontamentos na última visita de manutenção de Nível 2, e a Superintendência tem interesse de no próximo ano solicitar visita de upgrade para Nível 3. Por se tratar de um setor estratégico no hospital, entende-se que o seu desempenho pode impactar outras áreas durante essa visita de upgrade. Os apontamentos realizados na visita de manutenção dizem respeito às seguintes questões:

  1. Profissionais de setores assistenciais com dificuldade no uso do sistema por falta de orientações, sistema apresentando várias “quedas” e quantidade de equipamentos insuficientes.
  2. Os profissionais relataram que em situações de quedas do sistema, é necessário realizar registros de informações e intercorrência no papel. No entanto, quando o sistema se estabiliza não é possível inserir as atividades que foram realizadas e no meio digital.
  3. Líderes de setores relataram dificuldade de obter indicadores e outras estatísticas dos processos aos quais são responsáveis.
  4. Líderes de setores afirmam que é necessário digitalizar seus processos internos, para ganho de agilidade e confiabilidade, contudo, encontram barreiras no setor de TI com falta de fluxo de implementação de processos, ou fluxo com etapas desorganizadas e pouco eficazes.
  5. Ao discutir os problemas citados junto ao Gerente responsável pela TI, ele informou que no momento atua de forma reativa e que busca dar tratativas aos processos conforme a sequência que são solicitados (tratar situações mais antigas primeiro).
  6. Líderes responsáveis pelos setores de atendimento relatam dificuldades em apurar a pesquisa de satisfação do cliente/paciente que é preenchida em aplicativo da instituição. 


Pensando em melhorias do contexto apresentado, comente por que cada uma dessas fragilidades comprometem o alcance dos padrões nível 3.

Além de comentar sobre esses seis apontamentos, para cada um dos problemas, cite uma ação que pode ser aplicada para tratativa deles.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.