MAPA – GTS – PRÁTICAS PROFISSIONAIS PARA O TERCEIRO SETOR – 54_2025
Em nosso percurso pelos estudos propostos pela disciplina Práticas profissionais para o terceiro setor, aprendemos e discutimos, dentre outros temas, a importância de construir projetos e direcioná-los para a captação de recursos financeiros.
Todos nós, em algum momento, já tivemos uma ideia que, talvez, pudesse contribuir para a transformação, mesmo que sutil, de nossa realidade. Porém, ter boas ideias não é o suficiente: saber transformá-las em um projeto organizado, detalhado e passível de execução é o ponto inicial para a sua concretização.
Refletindo a respeito dessa situação, imagine a seguinte situação: você finalizou a sua graduação e, finalmente, possui conhecimento científico para construir e executar um projeto que é fruto de um antigo sonho: levar literatura infantil para crianças que estão em situação de vulnerabilidade social e/ou que estão em hospitais, abrigos e em outros espaços de acolhimento. Um aspecto fundamental do projeto é a leitura para as crianças e, posteriormente, a doação de livros que ficarão armazenados em tais espaços ou serão entregues para cada criança ou responsável.
Conforme exposto em seu material de estudos, é muito importante que o projeto seja sucinto, porém bem construído, seguindo todas as etapas de um projeto formal, com objetivos bem definidos, cronograma, orçamento e um ponto que muitas pessoas esquecem: a contrapartida do financiador, ou seja, o que ele vai ganhar ao investir em um projeto (FALCÃO, 2015 apud PRADO, 2024).
Para realizar sua atividade, você deverá construir a proposta de seu projeto em formato Power Point, seguindo os passos abaixo:
– Utilize 1 slide para identificar (com título) e caracterizar o seu projeto.
Crie um título bastante criativo e descreva a característica básica do projeto. Crie nomes fictícios para os possíveis espaços de execução (hospitais, creches, abrigos etc) do projeto.
– Utilize 2 slides para definir os objetivos de seu projeto
Pense sobre o que, realmente, é o seu projeto. Neste caso trata-se de apoiar o público infantil em situação de vulnerabilidade. É recomendado trazer informações acerca da história desse público e, por isso, é essencial que esteja seguro ao apresentar sua proposta. Lembre-se que esse projeto é um antigo sonho e a paixão é algo que diz muito acerca do seu comprometimento.
– Utilize 1 slide para descrever o cronograma de execução.
O projeto deverá ter a duração de 5 meses. Descreva, na tabela disponível no formulário padrão, o cronograma de execução de seu projeto, detalhando, mês a mês, as atividades que serão desenvolvidas.
– Utilize 2 slides para descrever o orçamento
Descreva o modo como o recurso para a execução do projeto será captado. Como informa Prado (2024), há estratégias importantes para a captação de recursos, tais como a realização de eventos. Para que estes sejam bem-sucedidos é necessário algum planejamento e organização, juntamente com voluntários. Veja como começar: por exemplo, o crowdfunding é ideal para instituições em estágio inicial que precisam de menor financiamento. Informe os participantes sobre a causa e / ou a pessoa que seu angariador de fundos está apoiando e peça que eles doem diretamente ao seu angariador de fundos. Aceite doações para seu angariador de fundos através da Web para dispositivos móveis. É possível, ainda, distribuir materiais promocionais como folhetos para aumentar a conscientização. Inicie uma página de evento em perfil em rede social criada especialmente para o projeto e convide vizinhos, amigos e familiares. Peça aos patrocinadores que façam suas doações diretamente na sua página.
Fonte: Francieli Muller Prado; Márcia Souza; Solange Gil Azevedo; Silviane Del Conte Curi; Suzie Keilla Viana da Silva. Práticas Profissionais para o Terceiro Setor. Organizador: Éder Rodrigo Gimenes. Maringá-Pr: UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2024. 88 p.
OBSERVAÇÕES:
– Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Power Point, que está disponível para download na pasta Material da Disciplina.
– Formatar a atividade conforme as normas da ABNT.
– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”. Após “Finalizar a atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.
– Caso tenha dúvidas, entre em contato com seu professor mediador pela ferramenta “Fale com o Mediador”.
Bons estudos!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
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