MAPA – HIST – HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS – 54_2025
Quando pensamos em Oriente, em território brasileiro, é comum lembrarmos da nação japonesa. Isso se explica pela questão do exotismo que a cultura pode nos denotar, bem como ao número considerável de imigrantes dessa região no Brasil.
Historicamente pensando, esse exotismo se deve ao período semelhante ao medieval ocidental no Japão, conhecido como Período Edo (ou do Shogunato Tokugawa). Isso, porque foi neste período que o Japão melhor desenvolveu sua cultura nacional, sem grandes influências externas.
Este segmento de tempo da história do Japão foi responsável pela produção de arte citadina bastante popular, que representava muito da cultura local, visto que:
“A arte ukiyo-e sendo (浮) uki ‘flutuante’, (世) yo ‘mundo’ e (絵) e ‘imagem’, retratava, através das estampas, as imagens do novo mundo que surgiria no período Edo, o ‘mundo flutuante’, transmitindo a ideia de transitório, sendo assim, era necessário que se aproveitasse o máximo cada momento. Este mundo contrastava com os ensinamentos budistas do período anterior (Kamakura-Muromachi) através do termo ukiyo (憂世) ‘mundo efêmero’, triste, miserável, em um contexto de várias guerras internas, então, aqui só restava ‘compadecer-se’ a esse mundo.”
NASCIMENTO, Marcelo da Cruz. Ukyio-e e Heroes: uma conexão com o passado. 40f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em literatura e língua japonesa), Universidade de Brasília, 2017, p. 12. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/18744/1/2017_MarceloDaCruzNascimento_tcc.pdf. Acesso em 08 ago. 2025
Isto é, a arte e o período como um todo era um retrato do novo estilo de vida experimentado pelo Japão, que apesar de ter sido encarado como passageiro, acabou por ser marcante à história nacional japonesa.
Pensando nisso, caro(a) aluno(a), convido você a desenvolver a seguinte atividade, elaborar um plano de aula, contemplando os seguintes pontos:
- a) Identificação: seu nome, nome da escola (fictícia), turma, data e duração da aula.
- b) Objetivos da aula (alinhados com a BNCC).
- c) Tema: títulos e tópicos resumindo os conteúdos a serem trabalhados na aula.
- d) Metodologia: estratégias que serão utilizadas para a aula.
- e) Materiais: quais materiais serão necessários para a sua prática.
- f) Avaliação: atividades avaliativas, ou prova que será aplicada.
- g) Referências.
Atenção!
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização.
– Primeiro passo: assista ao vídeo explicativo para a realização do MAPA, disponível na Sala do café.
– Segundo passo: elabore um plano de aula contemplando todos os pontos elencados no enunciado da atividade (Identificação; Objetivos da aula; Tema; Metodologia; Materiais; Avaliação e Referências). Lembre-se, seu plano de aula não pode conter sinopses da internet, deve ser escrito com suas próprias palavras.
– Terceiro passo: realize uma correção ortográfica em seu plano de aula e o copie no template (modelo padrão obrigatório), disponível na pasta Material da disciplina.
– Quarto passo: anexe o arquivo no campo destinado para o envio da atividade. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar (após “Finalizar”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
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