MAPA – INTELIGÊNCIA DE MERCADO – 54_2025

 

Existem diferentes formas de abordar o Sistema de Informação de Marketing, sendo um dos modelos possíveis é de Chiusoli e Ikeda (2010 apud Rodrigues; Nogami; Dal, 2019) que consideram o SIM como atividade estratégica. O modelo é composto pelos seguintes princípios: fontes de dados, subsistemas de entradas, processamento dos dados e a decisão de marketing. Dessa forma, é importante enfatizar a relevância do Marketing como uma atividade estratégica, visto que pode contribuir para proporcionar inúmeros resultados sendo mais do que simplesmente atividades operacionais. Um gestor de Marketing precisa desenvolver a capacidade de planejar e modelar o Sistema de Informação de Marketing (SIM). Nem sempre terá os recursos financeiros e a mão de obra necessária, mas é fundamental que saiba operar e estruturar com os recursos disponíveis.

​Fonte: RODRIGUES, F. S.; NOGAMI, V. K. C.; DAL, J. V. Inteligência de Mercado. Maringá: Unicesumar, 2019.

 

Orientação da atividade

 

Considere que você foi contratado para reestruturar o departamento de Marketing de uma grande empresa que vende suprimentos, acessórios, plano funerário, plano de saúde, hotel e serviços pet, incluindo cuidados médicos. No diagnóstico inicial, percebeu-se que o Sistema de Informação de Marketing (SIM) estava fragmentado e pouco eficiente, configurando um ponto crítico que precisa ser reestruturado de forma integrada e otimizada. Considerando o modelo de Chiusoli e Ikeda (2010 apud Rodrigues; Nogami; Dal, 2019), responda os seguintes questionamentos:

 

  1. a) Identifique uma fonte de dado interna e uma fonte de dado externa que podem ser utilizadas por uma empresa que atua no setor de produtos e serviços pet. Explique como essas fontes contribuem para o funcionamento do SIM.
  2. b) Considerando o subsistema de dados internos, aponte uma proposta para otimização dos processos de Marketing.
  3. c) Na etapa de Decisão de Marketing, discuta quais decisões estratégicas podem ser tomadas em relação aos produtos e serviços, de modo a fortalecer o posicionamento competitivo da empresa.
  4. d) Escolha um ponto do caso que possa ser investigado por meio da Pesquisa de Marketing. Justifique a resposta.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

​1. Leia o livro da disciplina, que está disponível em PDF e de forma Digital. O livro digital fica no topo da página do ambiente da disciplina. Basta clicar em “Acessar”. O livro em PDF está no final da página, em MATERIAL DE ESTUDO

  1. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
  2. Baixe o “Formulário Padrão do MAPA”, disponível no ambiente Studeo, em ARQUIVOS – MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
  3. Anexe seu “Formulário Padrão do MAPA” respondido, no espaço específico da atividade MAPA.
  4. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
  5. Caso utilize materiais de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.
  6. Assista ao vídeo explicativo da atividade MAPA, que está em ARQUIVOS – MATERIAL DA DISCIPLINA.
  7. A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.