MAPA – INTELIGÊNCIA DE MERCADO – 54_2025
Existem diferentes formas de abordar o Sistema de Informação de Marketing, sendo um dos modelos possíveis é de Chiusoli e Ikeda (2010 apud Rodrigues; Nogami; Dal, 2019) que consideram o SIM como atividade estratégica. O modelo é composto pelos seguintes princípios: fontes de dados, subsistemas de entradas, processamento dos dados e a decisão de marketing. Dessa forma, é importante enfatizar a relevância do Marketing como uma atividade estratégica, visto que pode contribuir para proporcionar inúmeros resultados sendo mais do que simplesmente atividades operacionais. Um gestor de Marketing precisa desenvolver a capacidade de planejar e modelar o Sistema de Informação de Marketing (SIM). Nem sempre terá os recursos financeiros e a mão de obra necessária, mas é fundamental que saiba operar e estruturar com os recursos disponíveis.
Fonte: RODRIGUES, F. S.; NOGAMI, V. K. C.; DAL, J. V. Inteligência de Mercado. Maringá: Unicesumar, 2019.
Orientação da atividade
Considere que você foi contratado para reestruturar o departamento de Marketing de uma grande empresa que vende suprimentos, acessórios, plano funerário, plano de saúde, hotel e serviços pet, incluindo cuidados médicos. No diagnóstico inicial, percebeu-se que o Sistema de Informação de Marketing (SIM) estava fragmentado e pouco eficiente, configurando um ponto crítico que precisa ser reestruturado de forma integrada e otimizada. Considerando o modelo de Chiusoli e Ikeda (2010 apud Rodrigues; Nogami; Dal, 2019), responda os seguintes questionamentos:
- a) Identifique uma fonte de dado interna e uma fonte de dado externa que podem ser utilizadas por uma empresa que atua no setor de produtos e serviços pet. Explique como essas fontes contribuem para o funcionamento do SIM.
- b) Considerando o subsistema de dados internos, aponte uma proposta para otimização dos processos de Marketing.
- c) Na etapa de Decisão de Marketing, discuta quais decisões estratégicas podem ser tomadas em relação aos produtos e serviços, de modo a fortalecer o posicionamento competitivo da empresa.
- d) Escolha um ponto do caso que possa ser investigado por meio da Pesquisa de Marketing. Justifique a resposta.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
1. Leia o livro da disciplina, que está disponível em PDF e de forma Digital. O livro digital fica no topo da página do ambiente da disciplina. Basta clicar em “Acessar”. O livro em PDF está no final da página, em MATERIAL DE ESTUDO
- Assista às aulas conceituais e ao vivo.
- Baixe o “Formulário Padrão do MAPA”, disponível no ambiente Studeo, em ARQUIVOS – MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
- Anexe seu “Formulário Padrão do MAPA” respondido, no espaço específico da atividade MAPA.
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
- Caso utilize materiais de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade MAPA, que está em ARQUIVOS – MATERIAL DA DISCIPLINA.
- A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
