MAPA – LET – LINGUA PORTUGUESA II – 54_2025
No estudo da língua portuguesa, compreender a relação entre gramática e interpretação textual é fundamental. Como destaca Antunes (2010), todo texto se constrói a partir da interação de múltiplos fatores, entre eles os fatores gramaticais, que contribuem significativamente para a construção de sentidos. Essa perspectiva reforça que a análise isolada de elementos sintáticos, como os predicativos, deve ser feita considerando seu papel no conjunto do texto, permitindo compreender como características, intenções e relações se manifestam em diferentes gêneros textuais.
Portanto, a compreensão dos predicativos não se limita à identificação gramatical; ela se torna mais significativa quando articulada à interpretação global do texto. Como aponta Antunes (2010), é na interação entre partes e todo, entre aspectos lexicais, gramaticais e pragmáticos, que se constrói o sentido do texto. Assim, ao analisar predicativos em narrativas, textos jornalísticos, biográficos ou publicitários, o professor pode auxiliar os alunos a perceber como a sintaxe contribui para caracterizar sujeitos, situações e ideias centrais, promovendo uma leitura crítica e integrada.
Fonte: ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.
Agora, considere a seguinte situação hipotética:
Você está em seu estágio de observação em uma turma de Ensino Médio. Durante uma aula de Língua Portuguesa, o professor propôs a leitura de um texto e pediu aos alunos que identificassem as características atribuídas a pessoas, personagens ou situações.
Percebendo a dificuldade da turma, você decide preparar uma atividade prática, em que, como futuro professor de Língua Portuguesa, selecionará um trecho textual e elaborará uma proposta de análise e questões que poderiam ser aplicadas aos alunos.
Dessa forma, a sua atividade MAPA consiste em:
- a) Escolha um trecho textual (15 a 20 linhas) que contenha predicativos usados para caracterizar personagens, pessoas ou situações. O trecho pode ser retirado de qualquer gênero textual – literário, jornalístico, biográfico, publicitário ou digital – desde que permita observar como os predicativos contribuem para a caracterização e para a construção de sentido no texto. Esse será o material de análise que você, como professor em formação, utilizará para dar exemplo em sala de aula.
- b) Transcreva o trecho escolhido, informando:
– Autor ou fonte.
– Título da obra, texto ou publicação.
– Breve contexto em que o trecho se insere (por exemplo: resumo da narrativa, situação da notícia, perfil biográfico ou objetivo do texto publicitário).
- c) Realize você mesmo a análise sintática dos predicativos no trecho escolhido, destacando-os e numerando-os. Essa análise deve mostrar como os predicativos contribuem para caracterizar sujeitos, situações ou ideias, independentemente do gênero textual.
- d) Em seguida, formule três questões práticas que você proporia aos alunos do Ensino Médio, com foco em:
Identificar os predicativos no trecho.
Explicar a característica ou qualidade atribuída pelo predicativo.
Relacionar a análise à compreensão do sujeito, situação ou ideia central do texto.
- e) Apresente os comentários de correção que você, professor, faria após a realização da atividade pelos alunos, destacando como os predicativos contribuem para a caracterização, para a construção de sentidos e para o entendimento do texto.
- f) Finalize com uma breve reflexão (8 a 10 linhas) sobre a importância de vincular o estudo da sintaxe à leitura e interpretação de textos, independentemente do gênero, mostrando como a análise dos predicativos contribui para a compreensão do conteúdo e das características dos sujeitos ou situações retratadas.
Atenção:
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo –, realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o envio.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto se certifique de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
* Essa é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas; portanto, se atente à necessidade de apresentar as referências utilizadas.
* Acesse a Sala do Café, pois nela foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, especificamente, um vídeo da professora com orientações de como realizar o MAPA.
Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.