MAPA – LET – LITERATURA PORTUGUESA E PAÍSES LUSÓFONOS – 54_2025
Leia os textos a seguir para embasar a atividade
Texto 1
“A inclusão das literaturas africanas e de outros países lusófonos no currículo escolar não é um gesto apenas de diversificação, mas de reconhecimento de que a língua portuguesa é um patrimônio plural, construído por vozes de diferentes nações e contextos históricos.”
Fonte: PADILHA, Laura. Literaturas africanas de língua portuguesa: vozes, silêncios e ressonâncias. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.
Texto 2
Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
- 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
- 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. (BRASIL, 2003, grifo meu).
Fonte: BRASIL. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Inclui a obrigatoriedade da temática “História e Cultrura Afro-Brasileira” no currículo oficial da rede de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, 2003.
ATIVIDADE PRÁTICA
O texto 2 mostra um trecho da Lei que determina o ensino de História e Cultura Afro-brasileira na educação básica. Pensando nisso, imagine a seguinte situação:
Você trabalha em um colégio que propôs uma Semana da História e da Cultura Africana para os alunos. Serão realizadas diversas atividades durante essa semana e envolverá todas as disciplinas. Você, como professor de literatura, ficou responsável pela parte literária.
Nesse sentido, descreva uma aula em que haja uma proposta de atividade, seguindo os passos:
Dê um título à sua atividade.
Escolha alguma obra literária de autor/a africano/a ou afro-brasileiro/a (Pode ser conto, crônica, poema, romance etc.).
Escolha a turma adequada para essa atividade.
Descreva o passo a passo metodológico de uma aula expositiva sobre esse tema.
Elabore uma proposta de uma atividade que envolva os/as alunos/as para a apresentação na Semana da História e da Cultura Africana.
Portanto, sua proposta pode ser elaborada na seguinte estrutura:
Título:
Turma escolhida:
Obra escolhida: (com referência completa).
Procedimentos metodológicos (como essa obra literária será abordada por você em sala de aula)
Atividade (proposta para ser apresentada na Semana da história e da Cultura Africana)
Recursos utilizados:
Referências utilizadas:
Bons estudos
ATENÇÃO:
- Todos os itens solicitados deverão ser inseridos no arquivo Formulário MAPA padrão, disponível no ambiente da disciplina, na pasta ARQUIVOS > MATERIAL DA DISCIPLINA.
– Mantenha a formatação do Formulário: letra Arial ou Times, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado.
– Ao anexar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio no ambiente da disciplina. Assim, anexe o arquivo, confira se o arquivo está correto, e só então clique em FINALIZAR.
– Na utilização de citações para fundamentar seu texto, siga as normas da ABNT para citações e referências e informe a referência completa do material pesquisado ao final do seu MAPA, mesmo que seja do livro da disciplina.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
