MAPA – LET – PRÁTICAS DISCURSIVAS DA LÍNGUA INGLESA – 54_2025

Swales (1990) explica que os gêneros surgem a partir das necessidades de uma comunidade discursiva, tornando-se elos entre aspectos sociais, linguísticos e políticos. Na visão bakhtiniana, os gêneros são comumente caracterizados pelo: a) conteúdo temático (objetos dos discurso); b) pelo estilo (tipo de registro, escolhas gramaticais em razão de onde circula) e c) pela construção composicional (estrutura formal, elementos que compõem o gênero) dos quais se utilizam.

 

Fonte: KIMINAMI, Aline Yuri. Práticas discursivas da língua inglesa. Maringá – PR: Unicesumar, 2018. 160 p. Reimpresso em 2024.

 

Sabemos que os gêneros textuais desempenham um papel essencial no ensino de línguas ao promoverem o uso real e contextualizado da linguagem. Pensando nisso, imagine-se no papel de professor(a) de Língua Inglesa em uma turma de 1º ano do Ensino Médio.

 

Sua tarefa é elaborar um plano de aula com foco no trabalho com um gênero textual e o conteúdo gramatical Simple Present, incluindo:

 

– Apresentação e exploração do gênero escolhido.

– Análise linguística do Simple Present a partir do gênero textual.

– Produção escrita final com base no gênero estudado.



O plano de aula deve conter:

 

  1. Ao menos um objetivo da aula (relacionado ao uso do gênero e ao conteúdo gramatical);

    2. Gênero textual escolhido (ex: e-mail formal, resenha de filme, notícia, receita, vlog script, carta, etc.);

    3. Texto-base para exemplificar o gênero com a fonte (pode ser um trecho de um texto real ou adaptado);

    4. Apresentação do Simple Present (descrição do conjunto de regras básicas que compõe a formação desse tempo verbal);

    5. Etapas da aula, indicando o que e como serão feitas em cada uma delas (ex: leitura e compreensão e como essa atividade seria feita em sala; análise linguística e como ela seria apresentada em sala – slides, exercícios, jogos, etc.; prática guiada e/ou produção escrita e como elas seriam realizadas em sala – dupla, individual, jogos, quais atividades etc.);

    6. Proposta de produção escrita final, com base no gênero trabalhado (você deve escrever de fato qual seria a proposta de produção requistada nesta aula).



    Sua atividade poderá ser escrita em língua portuguesa ou inglesa, e deverá ser realizada no formulário do mapa, disponível no Studeo.

 

Além disso, para uma boa execução da atividade:

 

  1. a) Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo).

    b) Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível no Material da Disciplina.

    c) A atividade deve ser apresentada no formulário padrão que está disponível na pasta Material da Disciplina, em formato Word.

    d) A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.

    e) Atenção ao uso coeso e coerente na exposição das informações e no uso da língua portuguesa ou inglesa.

    f) Em caso de se basear em textos, livros, artigos ou websites, faça as devidas citações ao longo do texto e as devidas referências ao final do seu texto, conforme as normas da ABNT que estão no Mural de Avisos.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.