MAPA – LETL – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L1: AQUISIÇÃO E ENSINO – 54_2025

Segundo Skiliar (1997), as crianças devem crescer bilíngues e biculturais se participarem das culturas surdas e ouvintes. Sabemos que as crianças surdas, filhos de pais surdos, aprendem a língua de sinais com seus pais no mesmo tempo que as crianças ouvintes adquirem a língua majoritária. Ao chegarem na escola essas crianças já são adeptas a uma língua e terão base para aprender a língua portuguesa na sua modalidade escrita.

 

Fonte: SKLIAR, C.B. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, C.B. (Org.). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em Educação Especial. Porto Alegre: Mediação, 1997. p. 44 – 57

 

 

 

Considerando a importância da Educação Bilíngue para que o processo de aquisição e ensino da Língua Brasileira de Sinais com L1 ( Língua materna), assista ao relato de experiência de um trabalho publicado Congresso Internacional Movimentos Docentes – 2022. 

 

O vídeo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0wGhRtlVWGY E realize a leitura do Tema de aprendizagem 5 –  Alfabetização e Ensino da Língua de Sinais.



Agora, vamos aos passos do MAPA. ​Elabore um texto dissertativo de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, seguindo estas orientações: 

 

​a) Cite três dificuldades no processo de aquisição e ensino da Língua Brasileira de Sinais como L1 nas escolas inclusivas.

 

  1. b) Proponha uma estratégia de trabalho para o ensino bilíngue em uma classe inclusiva.

 

​c) Conclua seu texto apontando a importância do professor ter o conhecimento acerca da cultura surda, educação, ensino da Língua Brasileira de Sinais, Ensino Bilíngue na educação de estudantes surdos e a importância de um ambiente sinalizante para que a educação dos estudantes surdos ocorra de forma satisfatória.



Lembre-se de fundamentar seu texto teoricamente com citações e seguindo as normas da ABNT.

 



​Orientações:

 

– Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível na Sala do Café.

 

– Utilize o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina.

 

– Utilize letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.

 

– O texto deve ser fundamentado com conteúdo do livro didático e/ou outras fontes.

 

– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.

 

– Atenção: ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.

 

– Caso tenha dúvidas, acesse Fórum momento “Tira dúvidas do Mapa.”

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.