MAPA – LIBRAS – 54_2025
A Constituição Federal (1988), em consonância com tratados e convenções internacionais, assegura a educação como um direito humano universal e inalienável. Contudo, a realidade escolar evidencia uma distância significativa entre os dispositivos legais e sua efetivação prática. Barreiras arquitetônicas, metodologias pedagógicas excludentes, carência de recursos acessíveis e lacunas na formação docente continuam a restringir o acesso e o pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência. Diante desse quadro, torna-se necessário questionar: até que ponto a educação inclusiva tem se concretizado como expressão dos direitos humanos? E de que maneira práticas pedagógicas e políticas públicas podem ser reformuladas para superar a discrepância entre o direito formal e a vivência cotidiana nas instituições escolares?
Partindo dessas indagações, você é convidado(a) a aprofundar essa reflexão por meio da leitura dos textos a seguir:
Artigo 1: “Direitos Humanos e Educação Inclusiva: pelo direito à educação e à diferença”. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22862
Artigo 2: “Educação em Direitos Humanos, Educação Inclusiva e Educação Especial: aproximações e especificidades”. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/72179
Com base na análise dos artigos e nos estudos do livro didático, acesse o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina, e responda separadamente as questões que seguem:
- a) Elabore um texto dissertativo explicando de que maneira o artigo 1 estabelece a relação entre direitos humanos e educação inclusiva, destacando os pilares que sustentam essa articulação e os desafios apontados para sua efetivação nas escolas (entre 10 e 15 linhas).
- b) Produza uma análise crítica do artigo 2, evidenciando as aproximações e particularidades propostas entre os conceitos de educação em direitos humanos, educação inclusiva e educação especial, e discuta como essa distinção conceitual pode impactar políticas e práticas educacionais inclusivas (entre 10 e 15 linhas).
- c) Imagine que você é professor(a) em uma escola pública e recebe em sua turma um aluno surdo. Com base nos textos estudados e nas reflexões sobre direitos humanos e educação inclusiva, apresente uma ação pedagógica simples, que você poderia adotar para garantir a participação desse aluno nas atividades escolares (pode ser algo relacionado à adaptação do material didático, à organização da sala de aula ou à forma de explicar o conteúdo) – entre 10 e 15 linhas.
Orientações:
- Apresente as referências utilizadas, siga as normas da ABNT.
– Assista ao vídeo de orientação sobre esta atividade na Sala de Café.
– Em caso de dúvidas, entre em contato com os professores mediadores.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
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