MAPA – MAT – TÓPICOS ESPECIAIS EM MATEMÁTICA – 54_2025
Na Educação Matemática contemporânea, não basta propor metodologias ativas como um modismo; é preciso intencionalidade pedagógica e fundamentação teórica. As práticas ativas, discutidas no capítulo 5 do material, colocam o estudante como protagonista da aprendizagem, favorecendo a construção de significados e a integração entre teoria e prática. Já a UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa), estudada no capítulo 3, orienta-se pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, propondo etapas que garantem a identificação do conhecimento prévio, a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora.
Nesta atividade, você deverá estruturar uma UEPS a partir de uma habilidade da BNCC – Matemática (Ensino Fundamental, Anos Finais), detalhando cada etapa do processo. Lembre-se de que a escolha da habilidade deve estar vinculada a um objeto de conhecimento e deve ser explorada em consonância com metodologias ativas.
Ferramentas digitais como PhET Colorado, Kahoot ou Mentimeter podem ser integradas, desde que tenham intencionalidade pedagógica.
Orientações
- Selecione uma habilidade da BNCC de Matemática para os Anos Finais.
2. Indique o objeto de conhecimento correspondente.
3. Preencha a tabela abaixo, que estará disponível no Template do MAPA, detalhando todas as etapas da UEPS.
Etapas da UEPS | Descrição da Proposta |
Habilidade da BNCC | (Copiar código e descrever a habilidade escolhida). |
Objeto de Conhecimento | (Indicar o objeto correspondente ao tema da habilidade). |
Identificação do Conhecimento Prévio | Como você pretende levantar os saberes iniciais dos alunos? (ex.: uso de questionário diagnóstico, debate, mapa conceitual, jogo rápido no Kahoot, simulação no PhET etc.). |
Situação-Problema Introdutória | Qual problema, desafio ou contexto você vai propor para iniciar a unidade de forma significativa? |
Diferenciação Progressiva | Quais atividades serão propostas para detalhar, ampliar e aprofundar os conceitos, partindo do mais geral para o mais específico? |
Reconciliação Integradora | Como você vai retomar e integrar os novos conhecimentos aos prévios, destacando conexões, semelhanças e diferenças? |
Avaliação Contínua | Como você vai coletar evidências de aprendizagem ao longo da unidade? (ex.: rubricas, autoavaliação, registros no Mentimeter, relatórios de experimentos, jogos no Wordwall etc.). |
Recursos Tecnológicos e Metodologias Ativas | Indique quais recursos e metodologias serão utilizados (ex.: ABP, projetos, rotação por estações, simulações digitais). |
Produto Final / Evidência da Aprendizagem | O que os alunos deverão entregar ou apresentar ao final da UEPS? (ex.: relatório, apresentação, jogo, mapa conceitual, protótipo, resolução de problema real etc.). |
4 – Elabore a descrição final em texto corrido (20 a 30 linhas), apresentando de forma coesa sua proposta de ensino.
Bons estudos!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.