MAPA – MUSIC – INSTRUMENTO DE FLAUTA DOCE – 53_2025
Conforme estudamos no Tema de Aprendizagem 6 da Unidade 4 do Material Didático Instrumento de Flauta Doce, no que se refere às Práticas Metodológicas: Ensino e Aprendizagem, vimos que a flauta doce e a percussão podem ser aliados fundamentais, pois “A pulsação é um elemento orgânico e inerente a todas as pessoas, podendo ser integrada à melodia, e é essa característica que torna natural a prática conjunta de flauta doce e percussão, principalmente na musicalização.”
Considerando que você, acadêmico desta licenciatura, futuro educador musical, muito provavelmente encontrará o desafio de enriquecer suas aulas com instrumentos mais rítmicos, principalmente quando se trata de musicalização, imagine-se em uma situação em que deverá propor um plano de ensino a médio prazo (um semestre). O plano deverá conter objetivo geral, objetivos específicos, justificativa, metodologia e recursos, as quais você pode escolher dentre as diversas referências citadas em nosso material didático. Você deverá escolher 3 músicas para compor o repertório dentro do tema de músicas brasileiras de qualquer época e estilo musical.
Lembre-se de que você deve tanto mostrar competência didática na estrutura do seu projeto, bem como uma visão empreendedora de vender a sua ideia para uma instituição interessada.
O QUE FAZER?
1. Elaborar um plano de ensino semestral voltado para determinado público-alvo a sua escolha (educação formal ou informal, infantil, adolescente ou adulto), sendo um encontro semanal de uma hora de duração, totalizando 4 encontros no mês, com a finalidade de, ao fim de cada bimestre, apresentar uma música de tema brasileiro, de acordo com o nível técnico hipotético da turma que você imagina que será direcionado o seu plano de ensino. Considere que você pode incluir no projeto a estrutura necessária para desenvolver suas aulas e a apresentação: sala de música adequada e climatizada, uma flauta por aluno, instrumentos de percussão que julgar serem adequados a este trabalho, bancos para os alunos se sentarem, lousa, canetão ou giz, caixa de som para reprodução de música via Bluetooth, microfones, amplificadores, etc.
1.a) Título do projeto; seu nome completo e R.A.; Público alvo; Aula: Flauta Doce e Percussão; Duração dos encontros semanais;
1.b) Objetivos gerais
1.c) Objetivos específicos
1.d) Justificativa
1.e) Metodologia
1.f) Recursos necessários
2. Apresentar três partituras de músicas brasileiras para flauta doce e percussão (original ou composição própria).
3. Executar uma música na flauta, mostrando qual partitura está executando. O vídeo deverá ser elaborado com no mínimo 40 segundos e no máximo 1 minuto de execução. A escolha da música pode ser das 3 opções apresentadas na parte 02 do mapa ou outra música de sua escolha.
O vídeo deverá ser postado no YOUTUBE como não listado e o link gerado postado no FORMULÁRIO MAPA.
– Utilize o FORMULÁRIO PADRÃO MAPA disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA.
– Atente-se ao envio do formulário correto, salvo em PDF, no local da atividade no STUDEO DA DISCIPLINA.
– Após FINALIZADA as atividades não podem ser editadas ou alteradas. Atente-se ao prazo correto de finalização em seu MURAL DA ATIVIDADE E CALENDÁRIO ACADÊMICO.
– Dúvidas acione o fale com o mediador antes de realizar a entrega.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.