MAPA – MUSIC – TÉCNICA VOCAL E PRÁTICA DE CANTO – 54_2025
ELEMENTO-BASE 1
Há aspectos do envelhecimento do mecanismo vocal que podem ser resguardados. Não há maneira pela qual possamos diretamente controlar o processo de ossificação gradual da cartilagem (que começa no dia em que nascemos; estudos indicam que certos tipos de flexibilidade na cartilagem laríngea já desapareceram depois dos 30 anos de vida), mas o exercício constante da “máquina da voz” pode retardar o processo de envelhecimento, adiando pelo menos algumas das devastações do tempo. (…) Mesmo no caso em que os cantores, com problemas de ensino ou carreira, permitiram que o seu regime diário esmorecesse, o corpo irá responder recuperando habilidades esquecidas se for necessário. Não há garantia de que o cantor de 67 anos possuirá o mesmo nível de habilidade no canto demonstrada por Gigli ou Schipa (…) nessa idade, mas há segurança absoluta de que, se o cantor continua diariamente, ele será recompensado, enquanto a inatividade produzirá apenas o silêncio.
(MILLER, 2019, p. 346-347)
ELEMENTO-BASE 2
Segundo Barreto, a escolha do repertório para um coro formado por pessoas de terceira idade é um processo que deve ser realizado de forma muito cuidadosa, levando-se em consideração o nível musical do coro. O repertório deve envolver desafios, novos aprendizados, mas sempre considerando um nível de dificuldade aceitável para os coristas envolvidos. Segundo a autora, é possível que os cantores idosos apresentem um ritmo de aprendizagem mais lento, se esqueçam das letras das músicas, cantem com insegurança e apresentem dificuldades para manter o fôlego até o fim de um trecho musical. Além disso, são necessários cuidados, que vão desde a relação pessoal do corista com sua própria voz até a atuação do regente, preocupando-se com os exercícios de aquecimento vocal e os vocalises necessários ao trabalho que será realizado em cada ensaio.
(BARRETO, 2021, p. 27)
Referências:
BARRETO, Elizabeth Piedade. Preparação vocal para coro de terceira idade: uma proposta de pedagogia vocal. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2021.
MILLER, Richard. A estrutura do canto. Sistema e arte na técnica vocal. Trad. SILVA, Luciano Simões. São Paulo: É Realizações, 2019.
ENUNCIADO
Para elaborar a Atividade MAPA desta disciplina, você deve se colocar na situação de um regente/preparador vocal de um coro de idosos entre 60 e 80 anos.
Sua tarefa é escolher dois exercícios de respiração, dois vocalises e duas músicas para trabalhar com esse coro, considerando as particularidades da faixa etária em relação às características vocais e afinidades temáticas.Os vocalises e as músicas deverão ser cantadas em grupo, sem aberturas de vozes (considerando apenas as respectivas oitavas femininas e masculinas).
Para facilitar os ensaios individuais dos coralistas, você deve gravar um vídeo executando os exercícios de respiração e cantando os vocalises e as músicas com acompanhamento de acordes ou a cappella. Se houver dificuldades para cantar a capella, é possível gravar a voz com o auxílio de algum instrumento tocando a melodia, sem necessariamente utilizar acordes. Tratando-se de um grupo no qual algumas vozes podem apresentar fragilidades, as tessituras e as tonalidades das peças devem ser observadas para que não exijam demais dos cantores, o que também irá garantir que você possa realizar confortavelmente as gravações.
– Para a realização da atividade, você deve pesquisar no material didático os diversos exercícios apresentados, além de realizar uma pesquisa individual, e selecionar dois exercícios de respiração e dois vocalises, registrando com seu próprio corpo e voz em um vídeo que deverá ser postado no YouTube. No caso dos vocalises, você deve escolher a tonalidade inicial de cada um de acordo com sua própria tessitura, respeitando uma extensão que lhe seja confortável e ao mesmo tempo explore sua voz. A partir dos tons escolhidos, as melodias devem ser transpostas de meio em meio tom até alcançar a oitava superior do tom iniciado. Você pode cantar os vocalises a cappella (apenas com acordes de apoio a cada mudança de tom) ou com os acordes somados às melodias instrumentais, para conduzir o canto. Além dos exercícios, deve escolher também duas músicas adequadas a coros de terceira idade, de tessitura não muito ampla, para não sobrecarregar as vozes, e gravar a cappella ou com acompanhamento de acordes. Justifique sua seleção de exercícios de respiração, vocalises e canções, explicando quais benefícios essas práticas, especificamente, podem proporcionar.
Informações relevantes sobre as particularidades em vozes de terceira idade podem ser visualizadas nos seguintes links do YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=LrnBMKZ2PY0
https://www.youtube.com/watch?v=2-P6iy5Lxac
https://www.youtube.com/watch?v=_2WRi5s7IHM
O próximo link leva a uma playlist no YouTube, de vocalises voltados à terceira idade:
https://www.youtube.com/watch?v=v4sl3tZKli8&list=PLFVsT3IP04CwI4aTyncFImZr0pny66GlG
O QUE ENTREGAR?
- Projeto: a sequência de exercícios e vocalises deve ser descrita/apresentada de forma clara e objetiva. O projeto deve conter, na seguinte sequência: Introdução, Descrição da Sequência de Vocalises, Justificativa, Objetivo Geral, Objetivos Específicos, Metodologia de Pesquisa, Material e Métodos, Referências.
2. Registro: Você deve filmar e postar no Youtube uma sequência de 2 exercícios de respiração, 2 vocalises e 2 músicas usando seu próprio corpo e voz. No caso dos vocalises, as melodias devem ser transpostas de meio em meio tom até chegar às oitavas superiores dos tons iniciados, com cuidado na escolha das tonalidades para que os exercícios não forcem a voz, e ao mesmo tempo explorem a tessitura. A voz poderá ser entoada sobre uma melodia instrumental que vai subindo de tom gradativamente ou sobre acordes de apoio, de acordo com sua preferência. As músicas podem ter acompanhamento de acordes ou serem realizadas a cappella. Utilize o Formulário Padrão Mapa para descrever seu Plano de Exercícios.
Todas as respostas devem estar no FORMULÁRIO PADRÃO MAPA, disponível no Material da disciplina.
ORIENTAÇÕES:
– Certifique-se do envio correto do arquivo formulário finalizado em PDF ou WORD. Após a finalização da atividade e envio realizado pelo estudante os arquivos não podem ser alterados ou editados no campo de resposta.
– Confiram data final de prazo da entrega da atividade no cabeçalho, evitando perder o prazo de entrega.
– Acompanhe o vídeo de orientação da atividade no fórum e material da disciplina.
Bom desenvolvimento de atividade.
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