MAPA – NUT – NUTRIÇÃO HOSPITALAR – 54_2025

 

Atividade MAPA – Nutrição Hospitalar: Recomendações para Pacientes Renais Crônicos em Tratamento Dialítico

 

As doenças renais agudas e crônicas são altamente prevalentes e representam causas importantes de morbidade e mortalidade. A taxa de mortalidade pode ser elevada em algumas situações, e variável de acordo com fatores etiológicos, estado clínico dos pacientes e comorbidades associadas. Assim, a abordagem nutricional desses pacientes é complexa, pois eles representam um grupo heterogêneo, com características metabólicas e necessidades nutricionais distintas.

Zambelli, Clarissa; Gonçalves, Rodrigo; Alves, Juliana. Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Doença Renal. Braspen Journal. Supl2. 2021. Disponível em https://www.asbran.org.br/storage/downloads/files/2021/07/diretriz-de-terapia-nutricional-no-paciente-com-doenca-renal.pdf

 

A doença renal crônica (DRC), envolve uma série de complicações metabólicas decorrentes das mudanças fisiológicas e inflamatórias que acabam originando por consequência, importantes deficiências nutricionais. A perda das funções renais, como equilíbrio hidroeletrolítico, ácido-base e regulação hormonal, promovem complicação para estado nutricional do paciente, como desordens no metabolismo de lipídios, carboidratos e proteínas.  No tratamento dialítico o paciente renal pode apresentar redução nas reservas de proteína, vitaminas e minerais, devido as perdas durante o procedimento, sendo indispensável uma avaliação nutricional criteriosa para minimizar as implicações ao estado nutricional desses pacientes.

Implicações do estado nutricional em pacientes em hemodiálise: uma revisão narrativa. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 10, n. 9, p. e0810917510, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i9.17510 . Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/17510/15844

 

Agora imagine que você é o nutricionista de um hospital especializado em tratamento de pacientes renais crônicos e recebeu o seguinte caso: Maria, 56 anos, está em tratamento dialítico para Doença Renal Crônica (DRC) em estágio avançado. Além da DRC, Maria possui histórico clínico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Maria tem apresentado sintomas de fadiga, anorexia e perda de peso. Pensando nos impactos do tratamento dialítico e a importância do estado nutricional na qualidade de vida dessa paciente, como nutricionista, você começa a refletir sobre o caso. Lembrando que o tratamento da doença renal vai ser determinado conforme o estadiamento da doença e a capacidade de filtração pelo rim. Em casos avançados da DRC, quando o órgão se torna incapaz de manter sua função, o tratamento dialítico torna-se necessário quando a filtração glomerular está < 15mL/min/m².

 

FRIDRICH, Tanise Fitarelli Pandolfi. Nutrição Hospitalar. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. p.190.

 

Ao realizar o atendimento nutricional a Maria, inicialmente você terá que realizar uma avaliação nutricional completa para entender as particularidades do caso, para depois então, desenvolver um plano alimentar personalizado se necessário e fornecer orientações nutricionais específicas para o tratamento dialítico da DRC. Durante a anamnese Maria explica que possui diagnóstico de DRC há 6 anos, por consequência de HAS não controlada (diagnosticada a mais de 10 anos). A falta de controle da HAS foi justificada pela dificuldade em manter o controle alimentar e do uso incorreto da medicação (relatou que só fazia uso do medicamento quando apresentava sintomas). Na avaliação dos exames de Maria foram constatadas as seguintes alterações:

 

Taxa de Filtração Glomerular (TFG) de 15 mL/min/1,73m²,

 

– Creatinina sérica de 2,5 mg/dL

 

– Ureia sérica de 60 mg/dL

 

– Proteinúria de 500 mg/dia

 

– Albumina sérica de 3,0 g/dL.

 

Durante a avaliação antropométrica verificou-se o peso corporal atual de 48 kg e altura: 1,61 m. Ao aplicar o MST (Malnutrition Screening Tool) o resultado obtido foi 5 (indicando um risco nutricional moderado). Ao avaliar a ingestão alimentar atual você constatou ingestão energética aprox. de 25 kcal/kg de peso corporal por dia (1.200Kcal). Além disso observou sinais de desnutrição calórico-proteica, evidenciada por perda de peso não intencional e redução da massa muscular, deficiências de vitaminas e minerais, especialmente vitamina D e ferro.  

 

A partir desses dados, você começa a refletir sobre as recomendações nutricionais e como adaptá-las  de acordo com as necessidades individuais da paciente, lembrando que a hemodiálise é o tratamento indicado quando o funcionamento renal já não ocorre, sendo o equipamento dialisador, responsável pela filtração e limpeza do sangue, e que, por consequência do procedimento, ocorrem perdas importantes de nutrientes (especialmente de aminoácidos e proteínas), Assim, as recomendações dietéticas para pacientes em tratamento Dialítico visam manter ou restaurar o estado nutricional, prevenir e minimizar deficiências nutricionais, minimizar sintomas, prevenir complicações e promover a saúde geral.

 

Agora com base no caso apresentado, e após ter realizado uma avaliação nutricional abrangente, considerando as recomendações nutricionais estabelecidas pelas Diretrizes Braspen e pelo Consenso de Nutrição, além de seus conhecimentos adquiridos durante a disciplina de Nutrição Hospitalar, com a leitura do livro e através das aulas conceituais e ao vivo, responda as questões descritas abaixo apresentando as respostas de forma sequencial nos locais indicados em seu formulário padrão da atividade mapa:

 

Para a atividade proposta, você precisara aprofundar seus conhecimentos fazendo a leitura das Unidades 2,5 e 7 do livro pedagógico e do material complementar disponível em  https://www.asbran.org.br/storage/downloads/files/2021/07/diretriz-de-terapia-nutricional-no-paciente-com-doenca-renal.pdf 

 

https://doi.org/10.1590/2175-8239-JBN-2020-0210  

 

https://rsdjournal.org/rsd/article/view/17510/15844

 

1) Defina e explique a Doença Renal Crônica (DRC) e suas principais características. Como ela se desenvolve e quais são os estágios da doença? Quais achados, no caso apresentado, caracterizam o paciente nessa condição?

 

2) Quando deve ser indicado e quais são os objetivos do tratamento dialítico para pacientes com DRC? Quais as complicações para o estado nutricional do paciente em hemodiálise?

 

3) Descreva quais são os objetivos da terapia nutricional para pacientes renais em tratamento dialítico. Destaque quais são as recomendações em relação ao consumo de proteínas e de minerais?

 

4) Destaque a importância da triagem nutricional em hospitalizados. Aponte quais critérios devem ser observados na avaliação nutricional de pacientes com DRC e de acordo com os dados apresentados, apresente o diagnostico nutricional de Maria, considerando o IMC e consumo calórico. Apresente também as estimativas de necessidade calórica diária para o caso apresentado, bem como a distribuição de macronutrientes de acordo com as recomendações.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.