MAPA – PED – COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- 54_2025
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que carrega especificidades profundas, demandando do docente muito mais do que conhecimentos técnicos: é preciso sensibilidade, escuta ativa e reconhecimento das trajetórias de vida dos estudantes. Mas como formar professores capazes de atuar com efetividade nesse contexto tão singular?
Leia o texto: “Formação de educadores na educação jovens e adultos (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades”, dos autores Leôncio José Gomes Soares e Ana Paula Ferreira Pedroso, para embasar teoricamente esta atividade.
Fernandes e Gomes (2015, apud Cordeiro, Brito e Souza, 2021, p. 179) explicitam que “embora não possuam conhecimentos formais, os docentes da EJA precisam levar em conta as vivências e saberes discentes, propondo metodologias adequadas e coerentes com a realidade destes alunos. Torna-se necessário valorizar os saberes populares, como também as experiências que esses alunos carregam.”
(CORDEIRO, Suzi Maria Nunes; BRITO, Fernanda Regina Cinque de; SOUZA, Marcia Maria Previato de. Competências docentes para Educação de Jovens e Adultos. Maringá: Unicesumar, 2021)
Considerando as especificidades da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos – EJA, sua atividade prática será investigar a organização da EJA em seu município e refletir sobre as competências docentes necessárias para atuar nesse contexto.
Parte1: Investigação local
Entre em contato com o Núcleo Regional de Educação ou Secretaria Municipal de Educação da sua cidade (pode ser por telefone, e-mail ou visita presencial), busque informações sobre como a EJA é organizada em sua região e responda abaixo:
- a) Nome do município pesquisado:
- b) Quantas turmas da modalidade EJA existem no município?
- c) Em quais escolas ou locais são ofertadas as aulas?
- d) Em quais turnos funcionam?
- e) Há formação continuada específica para professores que atuam na EJA?
- f) Quais são os principais desafios apontados pelos educadores que atuam na EJA?
Parte 2: Atividade argumentativa
Com base na investigação realizada e na leitura do texto teórico, elabore um texto argumentativo contendo 15 a 30 linhas respondendo as seguintes questões:
- a) Quais competências docentes são essenciais para atuar na EJA?
- b) Como a formação inicial e continuada pode contribuir para o desenvolvimento dessas competências?
TEXTO DE APOIO:
https://www.scielo.br/j/edur/a/kjw6ycd5qY688cL3Hh6JmKf/?format=html&lang=pt
OBSERVAÇÕES:
– Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora disponível na Sala do Café ou no Material da disciplina.
– Utilize o formulário padrão disponível no Material da Disciplina.
– O texto deve estar de acordo com as normas da ABNT.
– Utilize letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.
– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.
– Atenção! Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
– Caso tenha dúvidas, entre em contato com a sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.
Bons estudos!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
