MAPA – PED – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – 53_2025
De acordo com Luckesi (2011), é fundamental que nós, educadores, nos empenhemos naquilo que ele denomina como “aprendizagem da avaliação”. Isso implica desenvolvermos não somente a capacidade de examinar – prática historicamente herdada do modelo tradicional de ensino e internalizada por nossa própria trajetória como estudantes –, mas, sobretudo, aprender a avaliar. Trata-se de assimilar os fundamentos teóricos da avaliação e, principalmente, de efetivá-los na prática pedagógica, superando a dissociação entre conceito e ação.
No mesmo sentido, Moran (2015) observa que os métodos tradicionais de ensino, centrados na transmissão de informações pelo professor, eram coerentes com uma época em que o acesso ao conhecimento era restrito. No entanto, o cenário contemporâneo exige uma transição para práticas que ampliem as possibilidades de aprendizagem para todos os estudantes. Nessa perspectiva, o papel do professor adquire um novo contorno: atua como orientador ou mentor, alguém que instiga, acompanha e desafia o aluno a ultrapassar os limites de sua autonomia, favorecendo processos formativos mais significativos e participativos.
Essas reflexões evidenciam que planejamento e avaliação são práticas pedagógicas interdependentes, uma vez que ambos requerem intencionalidade, mediação crítica e adequação às necessidades dos estudantes. Quando articulados, possibilitam intervenções mais eficazes e a retomada de aprendizagens ainda não consolidadas. Assim, um plano de aula eficaz deve estar conectado às experiências sociais dos alunos, reconhecendo os modos de pensar e agir de sujeitos diversos inseridos em uma sociedade plural. Por isso, seu desenvolvimento exige reflexão crítica permanente, visando aproximar o processo de ensino-aprendizagem da realidade concreta de cada comunidade escolar.
Fonte:
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas. v. 2. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
Imagine que você é professor(a) do 5º ano do Ensino Fundamental e, durante uma reunião pedagógica, é convidado(a) a apresentar à equipe docente uma proposta de avaliação inovadora. O objetivo é propor práticas que valorizem a aprendizagem contínua, o uso significativo das tecnologias e o protagonismo dos estudantes, superando os modelos avaliativos tradicionais centrados somente em provas e notas.
Com base nas discussões e nos materiais da disciplina, para essa atividade MAPA você vai elaborar uma apresentação em PowerPoint, em duas etapas, conforme orientações abaixo:
Etapa 1 – Análise crítica dos tipos de planejamento e modelos avaliativos
– Nessa etapa, o objetivo é refletir sobre os diferentes tipos de planejamento e os modelos de avaliação escolar, identificando seus impactos no processo de ensino-aprendizagem.
Seus slides devem conter (3 a 4 slides):
– Explicação dos tipos de planejamento escolar: estratégico, pedagógico, curricular e de ensino;
– Comparação entre avaliação tradicional e avaliação formativa;
– Fundamentação teórica com apoio em autores estudados.
Etapa 2 – Proposta de avaliação inovadora com uso de tecnologias digitais
– Você irá elaborar uma proposta concreta de avaliação que promova aprendizagens significativas para o nível de ensino apontado. Incorpore recursos digitais e dialogue com as competências da BNCC.
Seus slides devem conter (5 a 6 slides):
– Nome da proposta de avaliação e etapa/série de aplicação (5º ano);
– Objetivo da atividade e conteúdos envolvidos (o que a atividade pretende desenvolver nos alunos e indique os conteúdos curriculares relacionados, de forma clara e específica);
– Recurso ou ferramenta digital utilizada (escolha e indique a ferramenta digital que será utilizada na proposta, ex: Kahoot, Canva, Google Forms, Padlet, podcasts, IAs, entre outros. Justifique brevemente como ela será aplicada na atividade);
– Critérios avaliativos e metodologia (descreva os critérios que serão considerados na avaliação, ex: participação, criatividade, domínio do conteúdo, cooperação, etc., e explique brevemente como a atividade será desenvolvida, se individual, em grupo, etapas, tempo de duração, etc.);
– Justificativa pedagógica com base na teoria estudada (relacione a proposta com autores e conceitos trabalhados em sala. Mostre como essa proposta contribui para a aprendizagem significativa, desenvolvimento integral, avaliação formativa, entre outros pontos discutidos nas leituras).
*Organize os tópicos acima em uma apresentação clara e objetiva, com linguagem acessível, uso moderado de texto e elementos visuais (ícones, imagens, prints da ferramenta escolhida). Apresente as informações de forma sintetizada, mas sem comprometer a compreensão do conteúdo pelo público.
Atenção:
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo –, realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o envio.
* Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas, portanto atente-se à necessidade de apresentar as referências utilizadas.
* Acesse a Sala do Café, pois nela foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.
* Formatar a atividade conforme as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
* Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”. Após “Finalizar a atividade”, NÃO SERÁ POSSÍVEL reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto se certifique de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
– Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.
Bom trabalho!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.