MAPA – PERCEPÇÃO MUSICAL – 54_2025

 

Atividade MAPA: Explorando a Percepção Musical com Solfejo

A percepção musical é essencial para compreender os elementos que estruturam a música, como ritmo, andamento, altura e intensidade. Para desenvolver essa habilidade, é importante unir teoria e prática, explorando tanto a escuta quanto a execução. Nesta atividade, você irá refletir sobre conceitos fundamentais da percepção musical e também realizar um exercício prático de solfejo. O objetivo é observar como diferentes andamentos influenciam a execução e a interpretação de uma melodia. Além disso, será avaliada sua capacidade de analisar e comunicar o que percebe durante a prática.

Desta forma, vamos realizar nossa proposta do mapa:

 

Parte Teórica:

 

  1. Leia sobre os principais elementos da percepção musical: andamento, intensidade, timbre, altura e duração.

 

Reflita sobre como cada um desses elementos interfere na forma como percebemos e interpretamos uma canção.

 

Responda:

 

  1. a) Qual a diferença entre altura e intensidade sonora?

 

  1. b) De que forma o andamento pode mudar o caráter expressivo de uma música?

 

  1. c) Por que o treino auditivo é essencial para desenvolver a percepção musical?

 



Parte Prática (Produção de Vídeo):

 

  1. Grave um vídeo curto (2 a 4 minutos) realizando um exercício de solfejo (pode ser uma escala, uma pequena melodia ou um trecho rítmico com palmas – escolha o solfejo que deseja executar, se será utilizando a voz/palmas e/ou instrumentos).

 

ATENÇÃO: a partitura do solfejo deve ser anexada diretamente no FORMULÁRIO MAPA conforme indicação do local no arquivo e na sequência inserir o LINK DO VÍDEO (postado no youtube como NÃO LISTADO).

 

No vídeo, mostre primeiro o solfejo em andamento lento e depois em andamento mais rápido, destacando como a percepção muda.

 

 

 

  1. Após o solfejo, ainda no vídeo, responda oralmente as seguintes perguntas:

 

  1. a) O que você percebeu de diferente ao cantar/solfear em velocidades distintas?

 

  1. b) Qual foi a maior dificuldade: manter o ritmo, a afinação ou a intensidade?

 

  1. c) Como essa prática pode ajudar no desenvolvimento musical?

 

 

 

ORIENTAÇÕES GERAIS:

 

– Utilize o formulário mapa disponível no material da disciplina.

 

– Salve o arquivo final em PDF e certifique-se do envio correto do formulário em seu studeo.

 

– O mapa possui prazo único de realizçaão previsto na atividade e calendário – certtifique do envio da atividade no prazo definido.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.